O PROFESSOR E O SEU TRABALHO REPRESENTADOS EM DICIONÁRIOS

  • Manoelito Gurgel Universidade Federal do Ceará

Resumo

Neste trabalho, considerando que as obras lexicográficas materializam discursos sociais, que são necessariamente ideológicos, propomos que os dicionários contribuem para a circulação de representações sobre, por exemplo, as profissões. Sendo assim, pretendemos identificar, neste trabalho, as representações sobre o professor (re)veladas em dicionários, a fim de problematizarmos como as obras lexicográficas representam o trabalho do professor. Para isso, assumindo as orientações do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART & MACHADO, 2009) no que se refere à discussão sobre o trabalho do professor, analisamos os verbetes “professor”, “ensinar” e “ensino” de três dicionários online: Aulete, Michaelis e Priberam. Na análise, constatamos que, de fato, emergem, dos dicionários, representações sobre o professor, as quais estão relacionadas a concepções estritas do trabalho docente.Abstract: In this study, we intend to identify the teacher´s representations revealed in dictionaries, in order to draw attention to the problem of how lexicographic writings represent the teacher´s work. For that, taking into consideration the sociodiscursive interactionism (BRONCKART & MACHADO, 2009) regarding the discussion about the teacher´s work, we analyzed the entries “teacher”, “learning” and “teach” in three online dictionaries: Aulete, Michaelis and Priberam. In the analysis, we concluded that in fact the dictionaries tend to relate the teacher to a conception restricted to the teaching work.

Biografia Autor

Manoelito Gurgel, Universidade Federal do Ceará
Mestrado em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil(2017). Orientador de Ensino do Centro Universitário Internacional, Brasil.

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Publicado
2016-09-13
Como Citar
Gurgel, M. (2016). O PROFESSOR E O SEU TRABALHO REPRESENTADOS EM DICIONÁRIOS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (4). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i4.110