O PROFESSOR E O SEU TRABALHO REPRESENTADOS EM DICIONÁRIOS
Abstract
Neste trabalho, considerando que as obras lexicográficas materializam discursos sociais, que são necessariamente ideológicos, propomos que os dicionários contribuem para a circulação de representações sobre, por exemplo, as profissões. Sendo assim, pretendemos identificar, neste trabalho, as representações sobre o professor (re)veladas em dicionários, a fim de problematizarmos como as obras lexicográficas representam o trabalho do professor. Para isso, assumindo as orientações do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART & MACHADO, 2009) no que se refere à discussão sobre o trabalho do professor, analisamos os verbetes “professor”, “ensinar” e “ensino” de três dicionários online: Aulete, Michaelis e Priberam. Na análise, constatamos que, de fato, emergem, dos dicionários, representações sobre o professor, as quais estão relacionadas a concepções estritas do trabalho docente.Abstract: In this study, we intend to identify the teacher´s representations revealed in dictionaries, in order to draw attention to the problem of how lexicographic writings represent the teacher´s work. For that, taking into consideration the sociodiscursive interactionism (BRONCKART & MACHADO, 2009) regarding the discussion about the teacher´s work, we analyzed the entries “teacher”, “learning” and “teach” in three online dictionaries: Aulete, Michaelis and Priberam. In the analysis, we concluded that in fact the dictionaries tend to relate the teacher to a conception restricted to the teaching work.References
BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Educ: São Paulo, 1999.
______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Mercado de Letras: Campinas, 2008.
______; MACHADO, A.R. (Re-)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológica do grupo ALTER-LAEL. In: MACHADO, A. R. (Org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
FERNÁNDEZ-SEVILLA, J. Problemas de Lexicografía Actual. Bogotá: Instituto Caro y Cuervo, 1974.
GURGEL, M. C. Representações sociais de professores de língua materna em formação inicial sobre o estágio de Regência. 2013. 206f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
HERNÁNDEZ, H. Los diccionarios de orientación escolar. Tubigen: Max Niemeyer Verlag, 1989.
KRIEGER, M.G. Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. Revista de língua e literatura, [s.l.], v. 6-7, n.10-11, p. 101-112. 2005.
LIMA, N. Os dicionários do Ceará. In: CARVALHO, G. (Org.). Bonito pra chover: ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2003. p.1-39.
MACHADO, A. R. (Org.). Linguagem e Educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. São Paulo: Mercado de Letras, 2009.
MALDONADO, C. El uso del diccionario en el aula. Madrid: Arco Libros, 1998.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.