Foco e Escopo

A Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí. É organizada e editada por docentes e discentes do PPGEduCS-UNIVÁS e tem como compromisso disponibilizar um espaço prioritariamente destinado à publicação de artigos de alunos (de graduação e pós-graduação) reservando, também, espaço para a publicação de pesquisadores convidados.

Dedica-se à publicação de trabalhos da área de concentração "Educação, Conhecimento e Sociedade", articulada às linhas: Ensino, Linguagem e Formação Humana; Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos; e Políticas Públicas e Gestão.

O escopo da DisSoL se articula ao de Letras e Linguística assim entendido: uma área multidisciplinar que pensa a linguagem, articulada às práticas históricas e sociais. Considerando que a linguagem tem um papel constitutivo na sociedade, a Revista DisSoL busca dar lugar a trabalhos que se dediquem à compreensão do funcionamento da linguagem nos vários objetos simbólicos na sociedade, sejam estes científicos, pedagógicos, de saúde, literários, jurídicos, artísticos, jornalísticos, entre outros.

Os manuscritos submetidos são avaliados às cegas por pelo menos dois professores doutores e o prazo de julgamento (aceitação ou não) é de 6 (seis) meses.

Atualmente, a DisSoL é classificada pela Capes como Qualis B2 (Quadriênio 2013-2016), funciona com fluxo contínuo de submissão de artigos de colaboradores do Brasil e exterior através de seu sistema eletrônico. A Revista também está classificada pela Capes nas seguintes áreas: Educação, Direito, Psicologia e Interdisciplinar. 

 A Revista DisSoL não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação e acesso aos textos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação por pares:

- Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas de elaboração e publicização de pesquisas será inicialmente analisada pelo editor-chefe que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.).

- Deve ser respeitado o intervalo de ao menos doze meses para a submissão de manuscritos por um mesmo autor.

- O editor encaminhará a submissão para avaliação por pelo menos dois avaliadores às cegas.

- Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor, e pertencerão a instituições científicas diversas, distintas das instituições que os autores são filiados. Os nomes dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.

- O parecerista deverá se recusar a realizar a avaliação de manuscritos em que se configure a existência de conflitos de interesse.

- O tempo de julgamento e aceitação (ou não) de um artigo submetido à Revista DisSoL é de até 6 meses. 

Periodicidade

A Revista DisSoL tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assim, a Revista Dissol não cobra taxas para submissão e acesso ao seu conteúdo. Também, não faz pagamentos a avaliadores de manuscritos.

Equipe

Editores

Diego Henrique Pereira - Editor-chefe, Docente PPGEduCS, UNIVÁS

Atilio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil

Editores Assistentes

Paula Chiaretti, Docente PPGEduCS, UNIVÁS

Conselho Editorial

Alice Perucchetti Orrú, UNIFAE
Ana Carolina Sales Oliveira, UNIFEI
Bruno Gomes Pereira, UEPA
Camila Claudiano Quina Pereira, UNIVÁS

Carla Barbosa Moreira, CEFET-MG
Eduardo Alves Rodrigues
Fernando César Paulino-Pereira, UFG - Catalão
Guilherme Adorno, UFPR
Joelma Faria, UNIVAS

Juciele Pereira Dias 
Juliana de Castro Santana, FATEC
Luciana Nogueira, UFSCar
Luiza Kátia A. Castello Branco, UNICAMP
Paula Chiaretti, UNIVAS
Renata Chrystina Bianchi de Barros, UNICAMP
Stella Maris Rodrigues Simões, Centro Universitário de Itajubá
Telma Domingues da Silva, UNICAMP

Conselho Científico

Bethania Mariani, UFF
Carmen Lucia Hernandes Agustini, UFU
Fernanda Luzia Lunkes, UFSB
José Simão da Silva Sobrinho, UFU
Leda Verdiani Tfouni, USP
Liliane Santos, Université de Lille
Lívia Suassuna, UFPE
Luiz Francisco Dias, UFMG
Márcia Aparecida Amador Mascia, USF
Maria José Rodrigues Faria Coracini, UNICAMP
Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto, UFU
Vanise Gomes de Medeiros, UFF
Wedencley Alves Santana, UFJS

Fontes de Apoio

Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da UNIVÁS.

Universidade do Vale do Sapucaí.

Histórico do periódico

A Revista DisSol – Discurso, Sociedade e Linguagem – é uma publicação eletrônica semestral do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás e tem como objetivo divulgar a produção acadêmica de discentes nos estudos da linguagem.

Seu primeiro número foi lançado em outubro de 2014 quando a revista ainda era anual. Em 2016, a revista passou a ser publicada semestralmente.