Foco e Escopo

A Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí. É organizada e editada por docentes e discentes do PPGEduCS-Univás e tem como compromisso disponibilizar um espaço destinado à publicação de artigos de professores e alunos (de graduação e pós-graduação) reservando, também, espaço para a publicação de pesquisadores convidados.

  • Dedica-se à publicação de trabalhos da área de concentração "Educação, Conhecimento e Sociedade", articulada às linhas: Ensino, Linguagem e Formação Humana; Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos; e Políticas Públicas e Gestão.
  • O escopo da DisSoL se articula ao da Educação assim entendido: uma área multidisciplinar articulada às práticas históricas e sociais.
  • Os manuscritos submetidos são avaliados às cegas por pelo menos dois professores doutores.
  • Atualmente, a DisSoL é classificada pela Capes como Qualis A4 (Quadriênio 2017-2020), com publicações semestrais de artigos originais, resenhas, entrevistas e produção artística, além das seções convidados e editorial, por meio de seu sistema eletrônico. 
  •  A Revista DisSoL não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação e acesso aos textos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de avaliação por pares:

  • Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas de elaboração e publicização de pesquisas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.).
  • Deve ser respeitado o intervalo de, ao menos doze meses, para a submissão de manuscritos por um mesmo autor.
  • O editor encaminhará a submissão para avaliação por pelo menos dois avaliadores às cegas.
  • Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor, e pertencerão a instituições científicas diversas, distintas das instituições às quais os autores são filiados. Os nomes dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.
  • O parecerista deverá se recusar a realizar a avaliação de manuscritos em que se configure a existência de conflitos de interesse.

 

Periodicidade

A Revista DisSoL tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assim, a Revista DisSoL não cobra taxas para submissão e acesso ao seu conteúdo. Também, não faz pagamentos a avaliadores de manuscritos.

Equipe

Editores

  • Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil (Editor Executivo) 
  • Atilio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil
  • Rosilene de Lima Machado Silva, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil

 

Comissão Editorial 

  • Alberto de Vitta, Univás

  • Cássio José de Oliveira Silva, Univás

  • Francisco Evangelista, Univás

  • Joelma Pereira de Faria Nogueira, Univás

  • José Dias da Silva Neto, Univás

  • Juliana Marcondes Bussolotti, Univás

  • Letícia Rodrigues de Souza, Univás

  • Marcelo Augusto Scudeler, Univás

  • Rafael Lazzarotto Simioni, Univás

  • Roberta Cortez Gaio, Univás

  • Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Univás

  • Ronaldo Júlio Baganha, Univás

  • Valéria Oliveira de Vasconcelos, Univás

  • Virgínio Cândido Tosta de Souza, Univás


Conselho Científico 

  • Alice Perucchetti Orrú, UNIFAE, Brasil

  • Ana Carolina Sales Oliveira, UNIFEI, Brasil

  • Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Colômbia

  • Bethania Mariani, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Brasil

  • Bruno Gomes Pereira, UEPA, Brasil

  • Carla Barbosa Moreira, CEFET-MG, Brasil

  • Carmen Lucia Hernandes Agustini, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

  • Fernanda Luzia Lunkes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil

  • Fernando César Paulino-Pereira, UFG – Catalão, Brasil

  • José Simão da Silva Sobrinho, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

  • Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo, Brasil

  • Liliane Santos, Université de Lille, França

  • Livia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil

  • Luiz Francisco Dias, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

  • Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco, Brasil

  •  

    Maria José Rodrigues Faria Coracini, Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Brasil

  • Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil

  • Vanise Gomes de Medeiros, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Brasil

  • Stella Maris Rodrigues Simões, Centro Universitário de Itajubá, Brasil

  • Wedencley Alves Santana, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

Fontes de Apoio

Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), Univás
Universidade do Vale do Sapucaí

Histórico do periódico

Seu primeiro número foi lançado em outubro de 2014 quando a revista ainda era anual, vinculada ao programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL. Em 2016, a revista passou a ser publicada semestralmente, sendo vinculada ao programa referido até 2020. Mantendo como prioridade atebder à demanda da localidade e região no que se refere à qualificação de mestres e doutores, à produção científica e ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região, a Univás por meio da fusão de três cursos stricto sensu: Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Mestrado em Educação e Mestrado em Bioética, constitui o Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, tendo início de suas atividades no ano de 2021. No mesmo ano, a Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem, então, passa a ser vinculada ao novo programa - PPGEduCS, e se mantém como uma publicação eletrônica semestral, cujo objetivo é divulgar a produção acadêmica de pesquisadores e discentes relacionada à área da Educação, Linguagem e suas discursividades. No quadriênio (2017 - 2020) a revista que antes possuia o Qualis Capes B1, passa a ser classificada como A4.