Foco e Escopo
A Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí. É organizada e editada por docentes e discentes do PPGEduCS-Univás e tem como compromisso disponibilizar um espaço destinado à publicação de artigos de professores e alunos (de graduação e pós-graduação) reservando, também, espaço para a publicação de pesquisadores convidados.
- Dedica-se à publicação de trabalhos da área de concentração "Educação, Conhecimento e Sociedade", articulada às linhas: Ensino, Linguagem e Formação Humana; Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos; e Políticas Públicas e Gestão.
- O escopo da DisSoL se articula ao da Educação assim entendido: uma área multidisciplinar articulada às práticas históricas e sociais.
- Os manuscritos submetidos são avaliados às cegas por pelo menos dois professores doutores.
- Atualmente, a DisSoL é classificada pela Capes como Qualis A4 (Quadriênio 2017-2020), com publicações semestrais de artigos originais, resenhas, entrevistas e produção artística, além das seções convidados e editorial, por meio de seu sistema eletrônico.
- A Revista DisSoL não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação e acesso aos textos.
Processo de Avaliação pelos Pares
Processo de avaliação por pares:
- Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas de elaboração e publicização de pesquisas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, etc.).
- Deve ser respeitado o intervalo de, ao menos doze meses, para a submissão de manuscritos por um mesmo autor.
- O editor encaminhará a submissão para avaliação por pelo menos dois avaliadores às cegas.
- Os avaliadores consultados terão, no mínimo, o título de doutor, e pertencerão a instituições científicas diversas, distintas das instituições às quais os autores são filiados. Os nomes dos pareceristas e das instituições a que pertencem permanecerão em sigilo durante todo o processo.
- O parecerista deverá se recusar a realizar a avaliação de manuscritos em que se configure a existência de conflitos de interesse.
Periodicidade
A Revista DisSoL tem periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Assim, a Revista DisSoL não cobra taxas para submissão e acesso ao seu conteúdo. Também, não faz pagamentos a avaliadores de manuscritos.
Equipe
Editores
- Diego Henrique Pereira, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil (Editor Executivo)
- Atilio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil
- Rosilene de Lima Machado Silva, Universidade do Vale do Sapucaí, Brasil
Comissão Editorial
-
Alberto de Vitta, Univás
-
Cássio José de Oliveira Silva, Univás
-
Francisco Evangelista, Univás
-
Joelma Pereira de Faria Nogueira, Univás
-
José Dias da Silva Neto, Univás
-
Juliana Marcondes Bussolotti, Univás
-
Letícia Rodrigues de Souza, Univás
-
Marcelo Augusto Scudeler, Univás
-
Rafael Lazzarotto Simioni, Univás
-
Roberta Cortez Gaio, Univás
-
Rodrigo Rios Faria de Oliveira, Univás
-
Ronaldo Júlio Baganha, Univás
-
Valéria Oliveira de Vasconcelos, Univás
-
Virgínio Cândido Tosta de Souza, Univás
Conselho Científico
-
Alice Perucchetti Orrú, UNIFAE, Brasil
-
Ana Carolina Sales Oliveira, UNIFEI, Brasil
-
Ayda Elizabeth Blanco Estupiñán, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Colômbia
-
Bethania Mariani, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Brasil
-
Bruno Gomes Pereira, UEPA, Brasil
-
Carla Barbosa Moreira, CEFET-MG, Brasil
-
Carmen Lucia Hernandes Agustini, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) - Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
-
Fernanda Luzia Lunkes, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Brasil
-
Fernando César Paulino-Pereira, UFG – Catalão, Brasil
-
José Simão da Silva Sobrinho, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
-
Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo, Brasil
-
Liliane Santos, Université de Lille, França
-
Livia Suassuna, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil
-
Luiz Francisco Dias, Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
-
Márcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco, Brasil
-
Maria José Rodrigues Faria Coracini, Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Brasil
-
Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Brasil
-
Vanise Gomes de Medeiros, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense, Brasil
-
Stella Maris Rodrigues Simões, Centro Universitário de Itajubá, Brasil
-
Wedencley Alves Santana, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil
Fontes de Apoio
Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), Univás
Universidade do Vale do Sapucaí
Histórico do periódico
Seu primeiro número foi lançado em outubro de 2014 quando a revista ainda era anual, vinculada ao programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem - PPGCL. Em 2016, a revista passou a ser publicada semestralmente, sendo vinculada ao programa referido até 2020. Mantendo como prioridade atebder à demanda da localidade e região no que se refere à qualificação de mestres e doutores, à produção científica e ao desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região, a Univás por meio da fusão de três cursos stricto sensu: Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Mestrado em Educação e Mestrado em Bioética, constitui o Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, tendo início de suas atividades no ano de 2021. No mesmo ano, a Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem, então, passa a ser vinculada ao novo programa - PPGEduCS, e se mantém como uma publicação eletrônica semestral, cujo objetivo é divulgar a produção acadêmica de pesquisadores e discentes relacionada à área da Educação, Linguagem e suas discursividades. No quadriênio (2017 - 2020) a revista que antes possuia o Qualis Capes B1, passa a ser classificada como A4.