Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol <p>A Revista DisSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem (ISSN 2359-2192) – é uma publicação eletrônica semestral, organizada e editada por pesquisadores discentes e docentes do PPGEduCS-Univás. Com o objetivo comprometido na divulgação da produção acadêmica de pesquisadores cujas pesquisas se filiam às questões da Educação, a Revista DisSoL disponibiliza um espaço destinado, prioritariamente, à publicação de artigos de discentes da pós-graduação e da graduação, além da publicação de artigos produzidos por pesquisadores convidados. A Revista disponibiliza espaço para publicação de artigos originais, resenhas, entrevistas e produção artística, além das seções convidados e editorial.</p> pt-BR <p><br>Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</p> <p>Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.</p> revistadissol@univas.edu.br (Editores DisSoL) revistadissol@univas.edu.br (Revista DisSoL) Tue, 02 May 2023 20:30:03 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1090 Diego Henrique Pereira Copyright (c) http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1090 Tue, 02 May 2023 00:00:00 -0300 LETRAMENTO http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/968 Danniele Silva do Nascimento Copyright (c) 2023 Danniele Silva do Nascimento http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/968 Thu, 27 Apr 2023 16:00:07 -0300 UMA ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO SUJEITO COM ALZHEIMER NO FILME PARA SEMPRE ALICE http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/998 <p>O presente artigo objetiva mobilizar uma análise do funcionamento discursivo da personagem com Alzheimer, Alice Howland, no filme <em>Para sempre Alice</em>, a partir dos conceitos de formações imaginárias e discursivas, do interdiscurso e do silêncio/silenciamento para compreender como ela constitui-se enquanto sujeito do discurso com Alzheimer. Tudo isso será analisado à luz da Análise do Discurso de linha francesa (Doravante AD), proposta por Pêcheux, e, no Brasil, por Orlandi e seguidores. Considerou-se como <em>corpus </em>para análise sequências discursivas do longa-metragem, para investigar a posição-sujeito com a qual Alice se identifica, a formação discursiva (FD) em que ela se inscreve, o papel do interdiscurso e os efeitos de sentido do silêncio. Com as análises, verificou-se que os efeitos de sentidos sobre o Alzheimer foram (re) significados a partir de discursos cristalizados socialmente, pois Alice foi interpelada por discursos outros acerca do Alzheimer. Salientando que as identificações do sujeito não são lineares, mas porosas.</p> <p><strong>Palavras-chaves:</strong> Alzheimer; Formação Imaginária e discursiva; Interdiscurso Silêncio/Silenciamento.</p> <p>&nbsp;</p> Andreza Souza, Nadia Azevedo, Cecília Tavares Copyright (c) 2023 Andreza Souza, Nadia Azevedo, Cecília Tavares http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/998 Thu, 27 Apr 2023 15:58:07 -0300 DO PAPEL ÀS TELAS: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1086 <p>A presente pesquisa discute a questão do ensino alternativo de clássicos por meio de adaptações cinematográficas. O objetivo principal da pesquisa é compreender os funcionamentos de obras literárias e suas adaptações cinematográficas, bem como o modo que elas se relacionam transtextualmente, produzindo possibilidades didático-pedagógicas em sala de aula. Para tanto, foram analisados recortes de duas obras shakespearianas: A Megera Domada e Noite de Reis – em comparação às suas adaptações cinematográficas: 10 Coisas que Eu Odeio em Você e Ela é o Cara –, levando-se em conta fatores como as modificações causadas pelos movimentos históricos, bem como pelas diferentes materialidades em jogo; buscando pontos de diferença e paridade, a fim de compreender o processo de transtextualidade. Lançamos mão de pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo, a fim de investigar através de diferentes autores a relação entre literatura, cinema e transexualidade, tensionado pela questão das diferentes materialidades significantes. Observa-se que a textualidade – mesmo em seus diferentes espaços materiais – não é um isolado do mundo, mas mantém relações transtextuais com vários outros textos que circulam no âmbito do saber, independentemente de sua ordem cronológica. É possível pensar na possibilidade de ascensão do interesse em ler clássicos, como os shakespearianos, pelo movimento de (co)relação entre cinema e livro, despertando provocações acerca do comparativo das versões veiculadas nas diferentes mídias, apontando para uma leitura mais apurada e crítica.&nbsp;&nbsp;&nbsp;</p> Diego Henrique Pereira, Izadora Graciele Sabiá Silva, Juliana Alessandra Gomes Copyright (c) 2023 Diego Henrique Pereira, Izadora Graciele Sabiá Silva, Juliana Alessandra Gomes http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1086 Thu, 27 Apr 2023 16:11:24 -0300 DISCURSO, MEMÓRIA E QUADRINHOS http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/965 <p>As histórias em quadrinhos de autoria feminina se constituem em um excelente lugar para compreender, a partir de diferentes materialidades, como os sentidos são produzidos de/sobre diferentes questões sociais, históricas e ideológicas. Assim, este estudo objetiva compreender como os sentidos de/sobre violência são significados na obra de Marjane Satrapi: Persépolis. Apresentamos, portanto, um olhar sobre as histórias em quadrinhos de autoria feminina a partir dos estudos de Oliveira (2002, 2007), Siqueira e Vieira (2008) e Cunha (2016). Para realizar a análise, baseamos nos estudos da Análise de Discurso, que tem como precursores Michel Pêcheux, na França, e Eni Puccinelli Orlandi, no Brasil. Desse modo, a partir dos conceitos de discurso, condições de produção, formações discursivas, analisamos como se materializa na história em quadrinhos a violência marcada pela linguagem dos quadrinhos. Compreendemos que as posições-sujeitos que constituem o modo de dizer e significar a violência se constituem por projeções históricas e sociais que são ressignificadas no jogo entre o traço, a letra, as cores, que permitem produzir efeitos diversos, mas dentro de condições de produção específicas, possibilitando reflexões sobre várias problemáticas.</p> Fernanda Surubi Fernandes Copyright (c) 2023 Fernanda Surubi Fernandes http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/965 Thu, 27 Apr 2023 16:17:14 -0300 O MATO GROSSO FIGURADO EM PINTURAS E TELAS: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1064 <p>Inseridos na perspectiva teórica da Análise de Discurso (AD) francesa (PÊCHEUX) brasileira (ORLANDI), propomos compreender os efeitos de sentidos produzidos e materializados nas pinturas em muros e telas em/sobre Mato Grosso, pinturas essas, que na sua maior parte, se configuram como sendo arte <em>naif</em> (livre, ingênua). Tais obras são encontradas principalmente nos muros ou viadutos das cidades de Cáceres-MT e Cuiabá-MT. O material de análise apresenta algumas regularidades que aponta para a afirmação de uma história/identidade, projetando visualmente as singularidades significantes dadas enquanto naturalmente mato-grossenses ao destacar pessoas, animais, natureza, cultura, como elementos identificadores específicos desta região.</p> Geovane Aparecido Martins Copyright (c) 2023 Geovane Aparecido Martins http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1064 Thu, 27 Apr 2023 16:20:37 -0300 LINGUAGEM, BAKHTIN E VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL EM COMUNIDADES INDÍGENAS DA COLÚMBIA BRITÂNICA NO CANADÁ http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1070 <p><em>A presente pesquisa problematiza o uso da linguagem na construção identitária de sujeitos de direito que constroem práticas discursivas acerca do tema da exploração sexual infantil em comunidades indígenas de Victoria, Colúmbia Britânica, Canadá. De base qualitativa e interpretativista, essa investigação se volta para as categorias do dialogismo e das forças verbo-ideológicas, com base no Círculo de Bakhtin. A violência sexual infantil em comunidades indígenas é investigada a partir das interações discursivas em foco e da análise das relações dialógicas, por meio da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Conclui-se que i) o perigo e ii) a importância das forças verbo-ideológicas e do dialogismo se apresentam na medida em que a arena discursiva da Colúmbia Britânica é um espaço de disputas identitárias que reverberam no campo dos direitos e garantias. </em></p> Letícia Silva Copyright (c) 2023 Letícia Silva http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1070 Thu, 27 Apr 2023 16:23:38 -0300 GESTÃO ESCOLAR: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1014 <p>Sistematiza-se pesquisa cujo objetivo foi analisar os movimentos dos sentidos da gestão escolar em cinquenta e uma monografias de um curso de Especialização em uma instituição pública do Rio Grande do Sul, produzidas entre 2004 e 2019. Quanto aos aportes teóricos e metodológicos, aplicou-se a Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), e, como técnicas de produção de dados, análise documental e pesquisa bibliográfica. Observou-se que Gestão Educacional e Gestão Escolar são apresentadas como sinônimos. Do mesmo modo, foram encontradas apenas citações sobre a temática, desconectadas da opinião e argumentos dos autores/orientados. Tais ocorrências impactam a produção acadêmica no Curso e a avaliação desses trabalhos, determinando inclusive na composição das comissões que os avaliam.</p> Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira Copyright (c) 2023 Luiza da Silva Braido, Liliana Soares Ferreira http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1014 Thu, 27 Apr 2023 16:26:50 -0300 PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/927 <p>O presente artigo toma como questão de pesquisa o funcionamento do discurso midiático. Elegemos a teoria da análise do discurso, de vertente francesa, para situar nosso trabalho de compreensão. No tecer de nossa pesquisa, fora analisada quatro capas de jornais impressos, especificamente, fotografias e chamadas, que trouxeram a notícia a respeito da decisão do STF acerca da prisão em segunda instância proferida em 2019. Nosso objetivo principal foi o de verificar como o discurso midiático, por meio do <em>corpus </em>construído por nós, produz diferentes efeitos de sentido da/para a decisão referida decisão. Inicialmente abordamos as condições de produção da decisão e, em seguida, procedemos a descrição e interpretação do <em>corpus</em> selecionado. Em nosso trajeto fizemos também apontamentos sobre os modos de produção do espetáculo midiático decorrente da decisão. Por fim, num efeito de fecho, descrevemos algumas regularidades presentes nas manchetes principais das capas no sentido&nbsp; da crítica ao STF em relação à decisão tomada, com omissão dos fatos em sua enteireza, o que acaba por instaurar um discurso mais polêmico do que o necessário para a ocasião, identificando-se assim o espetáculo midiático nos moldes defendidos por Guy Debord</p> Malu Maria de Lourdes Mendes Pereira Copyright (c) 2023 Malu Maria de Lourdes Mendes Pereira http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/927 Thu, 27 Apr 2023 16:28:46 -0300 PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UM CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/993 <p><em><span style="font-weight: 400;">Neste artigo, objetiva-se identificar práticas de letramento, envolvendo a escrita, no curso de Ciência da Computação de uma universidade federal brasileira, sob a ótica dos estudantes desse curso. Para tanto, fundamenta-se nos estudos dos letramentos, particularmente dos letramentos acadêmicos, e no conceito de práticas de letramento. Metodologicamente, ancora-se no paradigma interpretativista, na abordagem qualitativa e na perspectiva etnográfica. O corpus é constituído por registros de transcrição de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes do curso mencionado, que integram um banco de dados de uma investigação mais ampla. A análise das narrativas dos participantes da pesquisa sobre sua rotina acadêmica evidencia duas práticas de letramento decorrentes das relações estabelecidas por eles com o site Github, bastante utilizado em sua área, a saber: (1) Compartilhamento de códigos no Github e (2) Documentação de códigos no Github. A identificação dessas práticas de letramento sinaliza que há, no curso investigado, a demanda por uma escrita específica, situada</span></em><span style="font-weight: 400;">, </span><em><span style="font-weight: 400;">compartilhada, coletiva e direcionada para o público ao qual se destina.</span></em></p> Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Elizabeth Maria da Silva Copyright (c) 2023 Maria Ariane Santos Amaro da Silva, Elizabeth Maria da Silva http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/993 Thu, 27 Apr 2023 16:31:53 -0300 OS EFEITOS DE SENTIDO NAS TIRAS CÔMICAS: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/947 <p>O presente artigo aborda uma reflexão sobre a língua de sinais na historicidade da surdez, trazendo essa realidade para o Brasil, com a regulamentação da língua oficial dos surdos residentes no Brasil, estabelecendo os artefatos culturais do povo surdo, que se encontram dentro da comunidade surda que de forma positiva implantam no Brasil nas últimas décadas, desmistificando conotações pejorativas que tentam diminuir os surdos usuários da língua. O CODA, acrônimo da sigla americana Children of Deaf Adults, ou seja, são os Filhos de Pais Surdos, tendo como objetivo geral no estudo analisar os efeitos de sentido nos discursos presentes nas tiras do That Deaf Guy, abordando a desconstrução de ideias preestabelecidas sobre estereótipos e preconceitos contra as pessoas surdas, filhos de surdos e a língua de sinais. O &nbsp;tem como corpus as tirinhas do That Deaf Guy, de Matt e Kay Daigle e como objetivos específicos apresentar os estereótipos, observar as imagens que são criadas através da desconstrução de estereótipos e investigar o &nbsp;humor presente nas tiras do That Deaf Guy. A análise dos dados coletados será baseada no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Dessa forma, a pesquisa buscou evidenciar o humor presente na tira cômica, e se a desconstrução acaba colaborando para o surgimento de outros estereótipos de ideias preestabelecidas, com sentidos produzidos face aos lugares ocupados pelos sujeitos em interlocução.</p> Vanessa Nascimento dos Santos de Oliveira Copyright (c) 2023 Vanessa Nascimento dos Santos de Oliveira http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/947 Thu, 27 Apr 2023 16:33:50 -0300