O PROFESSOR E O SEU TRABALHO REPRESENTADOS EM DICIONÁRIOS
Resumo
Neste trabalho, considerando que as obras lexicográficas materializam discursos sociais, que são necessariamente ideológicos, propomos que os dicionários contribuem para a circulação de representações sobre, por exemplo, as profissões. Sendo assim, pretendemos identificar, neste trabalho, as representações sobre o professor (re)veladas em dicionários, a fim de problematizarmos como as obras lexicográficas representam o trabalho do professor. Para isso, assumindo as orientações do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART & MACHADO, 2009) no que se refere à discussão sobre o trabalho do professor, analisamos os verbetes “professor”, “ensinar” e “ensino” de três dicionários online: Aulete, Michaelis e Priberam. Na análise, constatamos que, de fato, emergem, dos dicionários, representações sobre o professor, as quais estão relacionadas a concepções estritas do trabalho docente.Abstract: In this study, we intend to identify the teacher´s representations revealed in dictionaries, in order to draw attention to the problem of how lexicographic writings represent the teacher´s work. For that, taking into consideration the sociodiscursive interactionism (BRONCKART & MACHADO, 2009) regarding the discussion about the teacher´s work, we analyzed the entries “teacher”, “learning” and “teach” in three online dictionaries: Aulete, Michaelis and Priberam. In the analysis, we concluded that in fact the dictionaries tend to relate the teacher to a conception restricted to the teaching work.Referências
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