Dossiê DisSoL:

Educação Popular, Conhecimento e Sociedade na América Latina: desafios e perspectivas contemporâneas

Valéria Vasconcelos (PPGEduCS/Univás – PPGE/UNIPLAC)
Atilio Catosso Salles (PPGEduCS/Univás)
Tiago Zanquêta de Souza (PPGEduCS/Univás – PPGE/UNIUBE – PPGED/UCB-DF)

O objetivo do dossiê temático “Educação, Conhecimento e Sociedade na América Latina: desafios e perspectivas contemporâneas” é constituir um espaço para a produção e circulação de conhecimentos acerca das realidades educacionais, políticas, sociais, culturais, históricas e econômicas de diferentes países do continente latino-americano, numa perspectiva crítica. Serão aceitos artigos que respeitem a linha editorial do dossiê com a autoria de estudantes de mestrado ou doutorado (com respectivos/as orientadores/as), de professores/as da Educação Básica e/ou do Ensino Superior. O número máximo de autores/as é de 04 pessoas, com a exigência de que pelo menos uma tenha o título de Doutor/a.
Os eixos temáticos, ancorados especialmente pelos pressupostos epistemológicos e metodológicos da Educação Popular e das Pedagogias Críticas, são:


- O direito à educação, o ensino privado e o ensino público;
- Trabalho docente;
- Formação inicial e continuada docente;
- Estado e políticas públicas;
- Desigualdades sociais;
- História da educação;
- Práticas educativas e diversidade cultural;
- Escola, EJA e educação superior;
- Educação, saúde, corpos e diversidades;


Submissões de 15 de junho 2024 a 30 de setembro de 2024.


Site da revista DisSoL: http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/index

*As submissões deverão acontecer na plataforma da revista, no espaço convencional de submissões.