HUMOR E ESTEREOTIPIZAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

  • HADINEI RIBEIRO BATISTA UEMG
  • MARIA APARECIDA SOUZA uemg
Palavras-chave: Estereótipo. Humor. Semiolinguística. Mulher. Publicidade

Resumo

O presente trabalho propõe analisar os efeitos do humor e o estereótipo da mulher em campanhas publicitárias, a partir dos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, para compreender como e com quais propósitos a publicidade utiliza de tais mecanismos em suas intenções comerciais. Metodologicamente, lançou-se mão dos estudos de Charaudeau (1983) e a noção de estereótipo emergente de Amossy (2004), além da compreensão de humor com base em Boaventura e Freitas (2014), entre outros.  O corpus da pesquisa constitui-se de dois memes da Sopas Vono, marca pertencente à Ajinomoto do Brasil e um texto publicitário do Analgésico Novalfem, da empresa Sanofi. Todo o material analisado foi utilizado pelas empresas para divulgação dos produtos nas redes sociais da marca.  Os resultados corroboram que a publicidade reforça estereótipos presentes no imaginário coletivo em relação à mulher, valendo-se do mecanismo do humor.

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Publicado
2021-08-17
Como Citar
RIBEIRO BATISTA, H., & APARECIDA SOUZA, M. (2021). HUMOR E ESTEREOTIPIZAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (13), 26-41. https://doi.org/10.35501/dissol.vi13.756