HUMOR E ESTEREOTIPIZAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Palavras-chave:
Estereótipo. Humor. Semiolinguística. Mulher. Publicidade
Resumo
O presente trabalho propõe analisar os efeitos do humor e o estereótipo da mulher em campanhas publicitárias, a partir dos pressupostos da Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, para compreender como e com quais propósitos a publicidade utiliza de tais mecanismos em suas intenções comerciais. Metodologicamente, lançou-se mão dos estudos de Charaudeau (1983) e a noção de estereótipo emergente de Amossy (2004), além da compreensão de humor com base em Boaventura e Freitas (2014), entre outros. O corpus da pesquisa constitui-se de dois memes da Sopas Vono, marca pertencente à Ajinomoto do Brasil e um texto publicitário do Analgésico Novalfem, da empresa Sanofi. Todo o material analisado foi utilizado pelas empresas para divulgação dos produtos nas redes sociais da marca. Os resultados corroboram que a publicidade reforça estereótipos presentes no imaginário coletivo em relação à mulher, valendo-se do mecanismo do humor.Referências
AMOSSY, R. Estereótipo. In: CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionáriode análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004 [2002].
BOAVENTURA, Luis Henrique; FREITAS, Ernani Cesar de. A assimetria do ato de linguagem no stand-up comedy. Acta Scientiarum. Language And Culture, [s.l.], v. 36, n. 2, p.139-149, 25 fev. 2014. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i2.21395.
CARVALHO, A.T.; REZENDE, G.J. “Vende-se juventude”: uma análise de aspectos da teoria semiolinguística em anúncios publicitários da revista Marie Claire. III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (iii sidis) dilemas e desafios na contemporaneidade. disponível em; https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/carvalho_aline_torres_sousa.pdf. acessado em 14 maio 2019.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso, In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27., 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acessado em 14 maio 2019.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Ângeka M.S. Corrêa Et al. São Paulo: Contexto, 2008
CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho. Teoria semiolinguística: alguns pressupostos. Revista Memento, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p.1-18, 2014. Semestral. CHARAUDEAU, Patrick. Language et discours. Éléments de Semioliguistique. Paris, Hachette, Universite, 1983.
ERBOLATO, Mario. Dicionário de Propaganda e Jornalismo. Campinas: Papirus, 1985.
FONSECA, Anna Clara Arcanjo; PROCÓPIO, Mariana Ramalho; VALENTIM, Tábatha Silva. Representação feminina por marcas de cerveja: uma análise semiolinguística do vídeo skol reposter. Revista Travessia, Cascavel, v. 4, n. 12, p.86-104, dez. 2018. MELO, Mônica Santos de Souza. A representação da mulher em revistas femininas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 4, n. 6, março de 2006.
GASTALDO, Édison. Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013. 106 p. (Coleção Cena Publicitária).
GOMES, Rosivaldo; TOURINHO, Felipe Salorran Trindade. O gênero propaganda e seus efeitos de sentido: uma análise a partir da teoria semiolinguística. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras: Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, Campinas, v. 8, n. 1, p.170-185, jun. 2015. OLIVEIRA, M.R.; PEREIRA, A (re)produção de estereótipos de gênero em livros didátiCos à luz da Análise de disurso crítica. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 556-573, set./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v42i2.47674
MACHADO, Ida Lúcia. A semiolinguística de Patrick Charaudeau: uma interessante opção de análise discursiva. Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, v. 2, n. 1, p.26-31, 1992. Semestral. Disponível em:. Acesso em: 18 jun. 2019.
NASCIMENTO, Emanuel Ângelo. Os estereótipos do caipira no discurso do humor. Estudos Linguísticos São Paulo. 1978, [s.l.], v. 46, n. 3, p.850-865, 21 nov. 2017. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de Sao Paulo. http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i3.1529
POSSENTI, S. Pelo humor na linguística. DELTA, Educ, v. 7, n. 2, p. 491-519, 1991.
RIBEIRO, K. R. A construção discursiva de estereótipos masculinos: anúncios de serviços sexuais na sociedade do consumo. Disponível em:
www.periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/download/4879/4448. Acessado em 14 maio 2019.
REZENDE, Graciele Silva. Estratégias discursivas em Publicidade Brasileira de cerveja. 2006. Disponível em < http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ALDR6SHJJH/1/graciele_silva_rezende.pdf> Acesso em 14 maio de 2019.
BOAVENTURA, Luis Henrique; FREITAS, Ernani Cesar de. A assimetria do ato de linguagem no stand-up comedy. Acta Scientiarum. Language And Culture, [s.l.], v. 36, n. 2, p.139-149, 25 fev. 2014. Universidade Estadual de Maringa. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i2.21395.
CARVALHO, A.T.; REZENDE, G.J. “Vende-se juventude”: uma análise de aspectos da teoria semiolinguística em anúncios publicitários da revista Marie Claire. III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (iii sidis) dilemas e desafios na contemporaneidade. disponível em; https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/carvalho_aline_torres_sousa.pdf. acessado em 14 maio 2019.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso, In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27., 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acessado em 14 maio 2019.
______. Linguagem e discurso: modos de organização. Trad. Ângeka M.S. Corrêa Et al. São Paulo: Contexto, 2008
CORRÊA-ROSADO, Leonardo Coelho. Teoria semiolinguística: alguns pressupostos. Revista Memento, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p.1-18, 2014. Semestral. CHARAUDEAU, Patrick. Language et discours. Éléments de Semioliguistique. Paris, Hachette, Universite, 1983.
ERBOLATO, Mario. Dicionário de Propaganda e Jornalismo. Campinas: Papirus, 1985.
FONSECA, Anna Clara Arcanjo; PROCÓPIO, Mariana Ramalho; VALENTIM, Tábatha Silva. Representação feminina por marcas de cerveja: uma análise semiolinguística do vídeo skol reposter. Revista Travessia, Cascavel, v. 4, n. 12, p.86-104, dez. 2018. MELO, Mônica Santos de Souza. A representação da mulher em revistas femininas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 4, n. 6, março de 2006.
GASTALDO, Édison. Publicidade e sociedade: uma perspectiva antropológica. Porto Alegre: Sulina, 2013. 106 p. (Coleção Cena Publicitária).
GOMES, Rosivaldo; TOURINHO, Felipe Salorran Trindade. O gênero propaganda e seus efeitos de sentido: uma análise a partir da teoria semiolinguística. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras: Revista de Estudos Acadêmicos de Letras, Campinas, v. 8, n. 1, p.170-185, jun. 2015. OLIVEIRA, M.R.; PEREIRA, A (re)produção de estereótipos de gênero em livros didátiCos à luz da Análise de disurso crítica. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 556-573, set./dez. 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v42i2.47674
MACHADO, Ida Lúcia. A semiolinguística de Patrick Charaudeau: uma interessante opção de análise discursiva. Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras, Vitória, v. 2, n. 1, p.26-31, 1992. Semestral. Disponível em:
NASCIMENTO, Emanuel Ângelo. Os estereótipos do caipira no discurso do humor. Estudos Linguísticos São Paulo. 1978, [s.l.], v. 46, n. 3, p.850-865, 21 nov. 2017. Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de Sao Paulo. http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i3.1529
POSSENTI, S. Pelo humor na linguística. DELTA, Educ, v. 7, n. 2, p. 491-519, 1991.
RIBEIRO, K. R. A construção discursiva de estereótipos masculinos: anúncios de serviços sexuais na sociedade do consumo. Disponível em:
www.periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/download/4879/4448. Acessado em 14 maio 2019.
REZENDE, Graciele Silva. Estratégias discursivas em Publicidade Brasileira de cerveja. 2006. Disponível em < http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ALDR6SHJJH/1/graciele_silva_rezende.pdf> Acesso em 14 maio de 2019.
Publicado
2021-08-17
Como Citar
RIBEIRO BATISTA, H., & APARECIDA SOUZA, M. (2021). HUMOR E ESTEREOTIPIZAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (13), 26-41. https://doi.org/10.35501/dissol.vi13.756
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.