TUDO É AGRO E TÁ NA GLOBO
PARÁFRASE E POLISSEMIA EM UMA CAMPANHA TELEVISIVA
Palavras-chave:
discurso; agronegócio; propaganda; televisão
Resumo
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo o discurso da campanha Agro: a indústria-riqueza do Brasil, produzida e veiculada pela Rede Globo de Televisão. Norteando-se pelas noções teóricas da Análise de Discurso, nas perspectivas de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, lança-se o olhar sobre pequenos vídeos que tiveram inserções diárias, nos horários nobres da programação da emissora, no período de junho de 2016 a junho de 2018. Para observar como essa materialidade se constitui, circula e significa, realizou-se a decupagem do material - coleta, transcrição e identificação das peças. Esse recurso possibilitou percorrer o caminho para compreender o processo de construção de sentidos para o agronegócio brasileiro pela mídia. É um exercício de pensar que se realiza em um percurso de estudos sobre as discursividades no contexto amazônico, passando por questões econômicas e sociais, no âmbito do Programa de Pós-graduação em Letras, na Universidade do Estado de Mato Grossso (Unemat/Sinop). Palavras-chave: discurso; agronegócio; propaganda; televisão.Referências
Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. Disponível em http://abmra.org.br/associados_veiculos_de_comunicacao.htm. Acesso em 01 fev. 2019.
Associação Brasileira do Agronegócio. Disponível em http://www.abag.com.br/institucional/associados. Acesso em 01 fev. 2019.
CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
Comunicação e Agronegócio. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=twUHRsX0rj8. Acesso em 01 fev. 2019.
HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 2014, p.11-38.
ORLANDI, Eni. Paráfrase e Polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. In: Revista RUA. V.4. N.1. Campinas, SP: 1998. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/issue/view/703/showToc. Acesso em 10 fev. 2018.
______. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
______. Análise do Discurso: princípios e procedimentos.12.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
______. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. 3.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2014.
______. Foi “propaganda” mesmo que você disse? In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p.73-92.
PÊCHEUX, Michel; LÉON, Jacqueline. Análise Sintática e Paráfrase discursiva. In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 163-174.
Por que a Globo criou a Campanha Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo. Disponível em http://www.startagro.agr.br/por-que-o-agronegocio-precisa-de-uma-comunicacao-moderna/. Acesso em 01 fev. 2019.
SILVA, Telma Domingues da. A televisão Brasileira: a comunicação institucionalizada. Campinas, SP: [s.n.], 2002.
Associação Brasileira do Agronegócio. Disponível em http://www.abag.com.br/institucional/associados. Acesso em 01 fev. 2019.
CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
Comunicação e Agronegócio. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=twUHRsX0rj8. Acesso em 01 fev. 2019.
HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 2014, p.11-38.
ORLANDI, Eni. Paráfrase e Polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. In: Revista RUA. V.4. N.1. Campinas, SP: 1998. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/issue/view/703/showToc. Acesso em 10 fev. 2018.
______. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
______. Análise do Discurso: princípios e procedimentos.12.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
______. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. 3.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2014.
______. Foi “propaganda” mesmo que você disse? In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p.73-92.
PÊCHEUX, Michel; LÉON, Jacqueline. Análise Sintática e Paráfrase discursiva. In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 163-174.
Por que a Globo criou a Campanha Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo. Disponível em http://www.startagro.agr.br/por-que-o-agronegocio-precisa-de-uma-comunicacao-moderna/. Acesso em 01 fev. 2019.
SILVA, Telma Domingues da. A televisão Brasileira: a comunicação institucionalizada. Campinas, SP: [s.n.], 2002.
Publicado
2020-12-07
Como Citar
Pereira Lucas Costa, D., & Pitombo de Oliveira, T. (2020). TUDO É AGRO E TÁ NA GLOBO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (12), 62-74. https://doi.org/10.35501/dissol.vi12.856
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.