EVERYTHING IS AGRO AND IS IN GLOBO
PARAPHRASE AND POLISSEMY IN AN TELEVISION CAMPAIGN
Abstract
Abstract: This article has as object of study the discourse of the campaign Agro: a indústria-riqueza do Brasil, produced and disseminated by Rede Globo de Televisão. Guided by the theoretical notions of Discourse Analysis, in the perspectives of Michel Pêcheux and Eni Orlandi, we look at small videos that had daily insertions, in the prime hours of the station's programming, from June 2016 to June 2018. To observe how this materiality is constituted, circulated and means, the material was deoccupied - collection, transcription and identification of the parts. This resource made it possible to go the way to understand the process of building meanings for Brazilian agribusiness by the media. It is an exercise of thinking that takes place in a course of studies on the discourses in the Amazon context, going through economic and social issues, within the scope of the Programa de Pós-graduação em Letras, in the Universidade do Estado de Mato Grossso (Unemat/Sinop). Keywords: discourse; agribusiness; advertising; television.References
Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio. Disponível em http://abmra.org.br/associados_veiculos_de_comunicacao.htm. Acesso em 01 fev. 2019.
Associação Brasileira do Agronegócio. Disponível em http://www.abag.com.br/institucional/associados. Acesso em 01 fev. 2019.
CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
Comunicação e Agronegócio. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=twUHRsX0rj8. Acesso em 01 fev. 2019.
HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 2014, p.11-38.
ORLANDI, Eni. Paráfrase e Polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. In: Revista RUA. V.4. N.1. Campinas, SP: 1998. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/issue/view/703/showToc. Acesso em 10 fev. 2018.
______. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
______. Análise do Discurso: princípios e procedimentos.12.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
______. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. 3.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2014.
______. Foi “propaganda” mesmo que você disse? In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p.73-92.
PÊCHEUX, Michel; LÉON, Jacqueline. Análise Sintática e Paráfrase discursiva. In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 163-174.
Por que a Globo criou a Campanha Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo. Disponível em http://www.startagro.agr.br/por-que-o-agronegocio-precisa-de-uma-comunicacao-moderna/. Acesso em 01 fev. 2019.
SILVA, Telma Domingues da. A televisão Brasileira: a comunicação institucionalizada. Campinas, SP: [s.n.], 2002.
Associação Brasileira do Agronegócio. Disponível em http://www.abag.com.br/institucional/associados. Acesso em 01 fev. 2019.
CHOMSKY, Noam. Mídia: propaganda política e manipulação. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
Comunicação e Agronegócio. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=twUHRsX0rj8. Acesso em 01 fev. 2019.
HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora Unicamp, 2014, p.11-38.
ORLANDI, Eni. Paráfrase e Polissemia: a fluidez nos limites do simbólico. In: Revista RUA. V.4. N.1. Campinas, SP: 1998. Disponível em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/issue/view/703/showToc. Acesso em 10 fev. 2018.
______. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
______. Análise do Discurso: princípios e procedimentos.12.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
______. Discurso em Análise: sujeito, sentido, ideologia. 3.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2014.
______. Foi “propaganda” mesmo que você disse? In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p.73-92.
PÊCHEUX, Michel; LÉON, Jacqueline. Análise Sintática e Paráfrase discursiva. In: ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 163-174.
Por que a Globo criou a Campanha Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo. Disponível em http://www.startagro.agr.br/por-que-o-agronegocio-precisa-de-uma-comunicacao-moderna/. Acesso em 01 fev. 2019.
SILVA, Telma Domingues da. A televisão Brasileira: a comunicação institucionalizada. Campinas, SP: [s.n.], 2002.
Published
2020-12-07
How to Cite
Pereira Lucas Costa, D., & Pitombo de Oliveira, T. (2020). EVERYTHING IS AGRO AND IS IN GLOBO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (12), 62-74. https://doi.org/10.35501/dissol.vi12.856
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.