PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UM CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Resumo
Neste artigo, objetiva-se identificar práticas de letramento, envolvendo a escrita, no curso de Ciência da Computação de uma universidade federal brasileira, sob a ótica dos estudantes desse curso. Para tanto, fundamenta-se nos estudos dos letramentos, particularmente dos letramentos acadêmicos, e no conceito de práticas de letramento. Metodologicamente, ancora-se no paradigma interpretativista, na abordagem qualitativa e na perspectiva etnográfica. O corpus é constituído por registros de transcrição de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes do curso mencionado, que integram um banco de dados de uma investigação mais ampla. A análise das narrativas dos participantes da pesquisa sobre sua rotina acadêmica evidencia duas práticas de letramento decorrentes das relações estabelecidas por eles com o site Github, bastante utilizado em sua área, a saber: (1) Compartilhamento de códigos no Github e (2) Documentação de códigos no Github. A identificação dessas práticas de letramento sinaliza que há, no curso investigado, a demanda por uma escrita específica, situada, compartilhada, coletiva e direcionada para o público ao qual se destina.Referências
BARDIN, F. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002 [1977].
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
FREITAS, T. L.; BERNADINO, C, G.; PACHECO, J. T. S. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de História: um olhar sociorretórico para as seções de Considerações Finais e de Referência. Ceará, Linguagem em Foco, v. 12, n. 1, p. 55-71, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3115/2680. Acesso em: 12 abr. 2021.
GREEN, Judith; BLOOME, David. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: FLOOD, J.; HEATH, S. B; LAPP. D. (ed.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New York: Macmillan, 1995. p. 181-202.
HEATH, Shirley Brice. Protean shapes in literacy events: ever-shifting oral and literate traditions. In: TANNEN, Deborah. (org.). Spoken and written language: exploring orality and literacy. Norwood, N.J.: Ablex, 1982. p. 91-117.
HEATH Shirley Brice; STREET, Brian. On ethnografy: approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2009.
HYLAND, Ken. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. London: Longman, 2004 [2000].
KLEIMAN, Angela (org.). Significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela; ASSIS, Juliana Alves. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. – (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).
KLEIMAN, A.; VIANNA, C. A. D.; DE GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Ouro Preto, Calidoscópio, v. 17, n. 4, 724-742, dez. 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04/60747423. Acesso em: 12 abr. 2021.
LEA, M. R; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola, 2006.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 1-13, 1999. Disponível em: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks. com/w/file/fetch/60815562/Analise%20de %20conte%C3%BAdo.pdf. Acesso em: 26 dez. 2018.
OLIVEIRA, H. A. G. O graduando de letras e a escrita: entre representações e vozes como espaço de ação discursiva. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQMnZsMTVqS2hrZEk/view. Acesso em: 21 fev. 2020.
OLIVEIRA, H. A. G.; LINO DE ARAÚJO, D. Escrita na graduação em letras: desafios e representações. Raído, Dourados, MS, v. 12, n. 27, p. 185-205, jan./jun. 2017. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5656/3735. Acesso em: 25 mar. 2020.
PEREIRA, R. C. M. (org.). Ateliê de gêneros acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, 2014.
PEREIRA, R. C. M. Cultura Disciplinar e Epistemes: representações na escrita acadêmica. João Pessoa: Ideia, 2019. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/cultura-disciplinar-e-epistemes-representacoes-na-escrita-academica/. Acesso em: 12 abr. 2021.
SCRIBNER, Sylvia. COLE, Michael. The psychology of literacy. Cambridge: Harvard University, 1981.
SEIDE, M. S. Descrição de eventos de letramento no primeiro ano de um curso de graduação: plágio, paráfrase e ensino de escrita acadêmica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 67-91, jan./mar. 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/ view/38511/21958. Acesso em: 1 abr. 2020.
SOUZA, G. S. de; COSTA, R. L. da.; MOREIRA, M. C. de F. O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 387-404, jan./jun. 2017. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2383/1299. Acesso em: 20 mar. 2020.
STREET, Brian. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. STREET, Brian. (org.). Introduction: the new literacy Studies. In: STREET, Brian. Cross Cultural Approaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
STREET, Brian. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In: MARTIN-JONES, M.; JONES, K. E. (org.). Multilingual Literacy: reading and writing different worlds.Amsterdã/Filadélfia: John Benjamins, 2001, p. 17- 29.
STREET, Brian. What’s “New” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia, University, v. 5, n. 2, p. 77-91, May. 2003. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf. Acesso em: 17 março 2021.
STREET, B. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 33-53.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos de letramento. In: MAGALHÃES, Isabel. (org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campina, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.
STREET, Brian. Letramentos sociais – abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
FREITAS, T. L.; BERNADINO, C, G.; PACHECO, J. T. S. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de História: um olhar sociorretórico para as seções de Considerações Finais e de Referência. Ceará, Linguagem em Foco, v. 12, n. 1, p. 55-71, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3115/2680. Acesso em: 12 abr. 2021.
GREEN, Judith; BLOOME, David. Ethnography and ethnographers of and in education: a situated perspective. In: FLOOD, J.; HEATH, S. B; LAPP. D. (ed.). Handbook of research on teaching literacy through the communicative and visual arts. New York: Macmillan, 1995. p. 181-202.
HEATH, Shirley Brice. Protean shapes in literacy events: ever-shifting oral and literate traditions. In: TANNEN, Deborah. (org.). Spoken and written language: exploring orality and literacy. Norwood, N.J.: Ablex, 1982. p. 91-117.
HEATH Shirley Brice; STREET, Brian. On ethnografy: approaches to language and literacy research. New York: Teachers College Press, 2009.
HYLAND, Ken. Disciplinary discourse: social interactions in academic writing. London: Longman, 2004 [2000].
KLEIMAN, Angela (org.). Significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela; ASSIS, Juliana Alves. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. – (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).
KLEIMAN, A.; VIANNA, C. A. D.; DE GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Ouro Preto, Calidoscópio, v. 17, n. 4, 724-742, dez. 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04/60747423. Acesso em: 12 abr. 2021.
LEA, M. R; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola, 2006.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 1-13, 1999. Disponível em: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks. com/w/file/fetch/60815562/Analise%20de %20conte%C3%BAdo.pdf. Acesso em: 26 dez. 2018.
OLIVEIRA, H. A. G. O graduando de letras e a escrita: entre representações e vozes como espaço de ação discursiva. 2016. 168f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B9_6p7k-tgLQMnZsMTVqS2hrZEk/view. Acesso em: 21 fev. 2020.
OLIVEIRA, H. A. G.; LINO DE ARAÚJO, D. Escrita na graduação em letras: desafios e representações. Raído, Dourados, MS, v. 12, n. 27, p. 185-205, jan./jun. 2017. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5656/3735. Acesso em: 25 mar. 2020.
PEREIRA, R. C. M. (org.). Ateliê de gêneros acadêmicos: didatização e construção de saberes. João Pessoa: Ideia, 2014.
PEREIRA, R. C. M. Cultura Disciplinar e Epistemes: representações na escrita acadêmica. João Pessoa: Ideia, 2019. Disponível em: https://www.ideiaeditora.com.br/produto/cultura-disciplinar-e-epistemes-representacoes-na-escrita-academica/. Acesso em: 12 abr. 2021.
SCRIBNER, Sylvia. COLE, Michael. The psychology of literacy. Cambridge: Harvard University, 1981.
SEIDE, M. S. Descrição de eventos de letramento no primeiro ano de um curso de graduação: plágio, paráfrase e ensino de escrita acadêmica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 1, p. 67-91, jan./mar. 2018. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/ view/38511/21958. Acesso em: 1 abr. 2020.
SOUZA, G. S. de; COSTA, R. L. da.; MOREIRA, M. C. de F. O que diz o egresso de um curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 387-404, jan./jun. 2017. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/2383/1299. Acesso em: 20 mar. 2020.
STREET, Brian. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984. STREET, Brian. (org.). Introduction: the new literacy Studies. In: STREET, Brian. Cross Cultural Approaches to Literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
STREET, Brian. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In: MARTIN-JONES, M.; JONES, K. E. (org.). Multilingual Literacy: reading and writing different worlds.Amsterdã/Filadélfia: John Benjamins, 2001, p. 17- 29.
STREET, Brian. What’s “New” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia, University, v. 5, n. 2, p. 77-91, May. 2003. Disponível em: https://www.tc.columbia.edu/cice/pdf/25734_5_2_Street.pdf. Acesso em: 17 março 2021.
STREET, B. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. (org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p. 33-53.
STREET, Brian. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos Novos Estudos de letramento. In: MAGALHÃES, Isabel. (org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campina, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-92.
STREET, Brian. Letramentos sociais – abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
Publicado
2023-04-27
Como Citar
Santos Amaro da Silva, M. A., & da Silva, E. M. (2023). PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM UM CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (16). https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.993
Secção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.