Práticas PRÁTICAS ESCOLARES NAS TIRINHAS DA MAFALDA: EFEITOS DE SENTIDOS

EFEITOS DE SENTIDOS

  • Michele Correa Freitas Soares IFSULDEMINAS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos produzidos pelas tirinhas da Mafalda – personagem do cartunista Quino – que dizem com humor e ironia do funcionamento relativo às práticas presentes na Escola. A abordagem teórica utilizada nas análises é a da Análise de Discurso francesa, ancorada em Michel Pêcheux, Eni Orlandi, dentre outros. Após análises compreendemos que todo dizer é político, histórico e ideológico e que está constituído por dizeres anteriores e por dizeres a serem ditos; por isso, podemos fazer relação de sentido entre os discursos sobre as práticas escolares antes, na Argentina, e os discursos sobre as práticas escolares hoje no Brasil. É por compreendermos a presença do interdiscurso, o já dito produzindo efeitos nos dizeres, que, ao analisar o discurso produzido nas tirinhas da Mafalda, produziu-nos identificação enquanto efeito-leitor por apresentarem esses dizeres, semelhanças com as demandas presentes hoje no funcionamento das práticas escolares na sociedade brasileira.  

Biografia Autor

Michele Correa Freitas Soares, IFSULDEMINAS
Professora pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Mestre em Educação. Especialista em Educação Infantil. Doutoranda em Ciências da Linguagem.

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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Freitas Soares, M. C. (2022). Práticas PRÁTICAS ESCOLARES NAS TIRINHAS DA MAFALDA: EFEITOS DE SENTIDOS . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.967