Práticas PRÁTICAS ESCOLARES NAS TIRINHAS DA MAFALDA: EFEITOS DE SENTIDOS

EFEITOS DE SENTIDOS

  • Michele Correa Freitas Soares IFSULDEMINAS
Palavras-chave: Análise de Discurso; Educação; Tirinhas; Mafalda

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos produzidos pelas tirinhas da Mafalda – personagem do cartunista Quino – que dizem com humor e ironia do funcionamento relativo às práticas presentes na Escola. A abordagem teórica utilizada nas análises é a da Análise de Discurso francesa, ancorada em Michel Pêcheux, Eni Orlandi, dentre outros. Após análises compreendemos que todo dizer é político, histórico e ideológico e que está constituído por dizeres anteriores e por dizeres a serem ditos; por isso, podemos fazer relação de sentido entre os discursos sobre as práticas escolares antes, na Argentina, e os discursos sobre as práticas escolares hoje no Brasil. É por compreendermos a presença do interdiscurso, o já dito produzindo efeitos nos dizeres, que, ao analisar o discurso produzido nas tirinhas da Mafalda, produziu-nos identificação enquanto efeito-leitor por apresentarem esses dizeres, semelhanças com as demandas presentes hoje no funcionamento das práticas escolares na sociedade brasileira.  

Biografia do Autor

Michele Correa Freitas Soares, IFSULDEMINAS
Professora pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Mestre em Educação. Especialista em Educação Infantil. Doutoranda em Ciências da Linguagem.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, [1976] 1985.
BARROS, R. C. de B. Tecnologias de linguagem e existência: a escrita afetada pela materialidade digital. Fragmentum, Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, nº 48, jul./dez. 2016. ISSN 2179-2194 (online).
BRANCO, L. K. A. C. A língua em além-mar: sentidos à deriva – o discurso da CPLP sobre língua portuguesa. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP. Campinas, SP: [s.n.], 2013.
DIAS, C. A escrita como tecnologia da linguagem. Coleção HiperS@beres, Santa Maria, v. II, dez. 2009. [s.p.]
ECO, U. Mafalda ou a Recusa. In: Toda Mafalda. 7. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.
______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.
IOSIF, R.M.G. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Política Social. Universidade de Brasília, Brasília, DF. [s.n] 2007
ORLANDI, E.P. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Aled, Venezuela, v. 16, nº 2, p. 68-80, 2016.
_________. Efeitos do verbal sobre o não-verbal. Rua, Campinas, v. 1, p. 35-47, 1995.
_________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8ª ed. Campinas: Pontes, 2009.
_________. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2011.
_________. As formas do silêncio. Campinas. Editora da Unicamp, 2007.
_________. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Discurso e textualidade. Campinas, São Paulo: Pontes, 2006. p. 11-31.
_________. Texto e discurso. Revista Organon, v. 9, nº 23, p.111-118, 1995.
_________. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
_________. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas: Pontes, 2012.
PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. São Paulo: Escuta, 2006.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento? Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2015
_________. O Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2007.
_________. O Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. O papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, [1975] 2014.
QUINO. Mafalda Inédita. 2ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003.

SOUZA, S. C. L. DE. Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise do discurso contestatório nas histórias em quadrinhos da Mafalda. Tese de Doutorado. Programa de Pós graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2016.
Publicado
2022-06-21
Como Citar
Freitas Soares, M. C. (2022). Práticas PRÁTICAS ESCOLARES NAS TIRINHAS DA MAFALDA: EFEITOS DE SENTIDOS . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.967