Práticas PRÁTICAS ESCOLARES NAS TIRINHAS DA MAFALDA: EFEITOS DE SENTIDOS
EFEITOS DE SENTIDOS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos produzidos pelas tirinhas da Mafalda – personagem do cartunista Quino – que dizem com humor e ironia do funcionamento relativo às práticas presentes na Escola. A abordagem teórica utilizada nas análises é a da Análise de Discurso francesa, ancorada em Michel Pêcheux, Eni Orlandi, dentre outros. Após análises compreendemos que todo dizer é político, histórico e ideológico e que está constituído por dizeres anteriores e por dizeres a serem ditos; por isso, podemos fazer relação de sentido entre os discursos sobre as práticas escolares antes, na Argentina, e os discursos sobre as práticas escolares hoje no Brasil. É por compreendermos a presença do interdiscurso, o já dito produzindo efeitos nos dizeres, que, ao analisar o discurso produzido nas tirinhas da Mafalda, produziu-nos identificação enquanto efeito-leitor por apresentarem esses dizeres, semelhanças com as demandas presentes hoje no funcionamento das práticas escolares na sociedade brasileira.Referências
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Publicado
2022-06-21
Como Citar
Freitas Soares, M. C. (2022). Práticas PRÁTICAS ESCOLARES NAS TIRINHAS DA MAFALDA: EFEITOS DE SENTIDOS . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.967
Secção
Artigos
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