Practices SCHOOL PRACTICES IN MAFALDA COMIC STRIPS: EFFECTS OF MEANINGS
EFFECTS OF MEANINGS
Keywords:
Discourse Analysis; Education; Comic strips; Mafalda
Abstract
This paper aims to analyze the effects of meaning produced by the comic strips of Mafalda – character of the cartoonist Quino – which tell us with humor and irony about the way the practices presented in School work. The theoretical approach used is that of French Discourse Analysis, anchored in Michel Pêcheux, Eni Orlandi, among others. After analysis, we understand that every saying is political, historical and ideological and it is constituted by previous sayings and by sayings to be said; therefore, we can make a relation of meaning between the discourses about school practices before, in Argentina, and the current discourses in Brazil. It is because we understand the presence of the interdiscourse, what has already been said producing effects on the sayings, that, when analyzing the discourse produced in the Mafalda comic strips, produced identification as a reader-effect for presenting these sayings, similar to the demands present today in the functioning of school practices in Brazilian society.References
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, [1976] 1985.
BARROS, R. C. de B. Tecnologias de linguagem e existência: a escrita afetada pela materialidade digital. Fragmentum, Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, nº 48, jul./dez. 2016. ISSN 2179-2194 (online).
BRANCO, L. K. A. C. A língua em além-mar: sentidos à deriva – o discurso da CPLP sobre língua portuguesa. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP. Campinas, SP: [s.n.], 2013.
DIAS, C. A escrita como tecnologia da linguagem. Coleção HiperS@beres, Santa Maria, v. II, dez. 2009. [s.p.]
ECO, U. Mafalda ou a Recusa. In: Toda Mafalda. 7. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.
______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.
IOSIF, R.M.G. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Política Social. Universidade de Brasília, Brasília, DF. [s.n] 2007
ORLANDI, E.P. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Aled, Venezuela, v. 16, nº 2, p. 68-80, 2016.
_________. Efeitos do verbal sobre o não-verbal. Rua, Campinas, v. 1, p. 35-47, 1995.
_________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8ª ed. Campinas: Pontes, 2009.
_________. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2011.
_________. As formas do silêncio. Campinas. Editora da Unicamp, 2007.
_________. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Discurso e textualidade. Campinas, São Paulo: Pontes, 2006. p. 11-31.
_________. Texto e discurso. Revista Organon, v. 9, nº 23, p.111-118, 1995.
_________. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
_________. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas: Pontes, 2012.
PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. São Paulo: Escuta, 2006.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento? Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2015
_________. O Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2007.
_________. O Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. O papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, [1975] 2014.
QUINO. Mafalda Inédita. 2ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003.
SOUZA, S. C. L. DE. Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise do discurso contestatório nas histórias em quadrinhos da Mafalda. Tese de Doutorado. Programa de Pós graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2016.
BARROS, R. C. de B. Tecnologias de linguagem e existência: a escrita afetada pela materialidade digital. Fragmentum, Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Letras, UFSM, nº 48, jul./dez. 2016. ISSN 2179-2194 (online).
BRANCO, L. K. A. C. A língua em além-mar: sentidos à deriva – o discurso da CPLP sobre língua portuguesa. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP. Campinas, SP: [s.n.], 2013.
DIAS, C. A escrita como tecnologia da linguagem. Coleção HiperS@beres, Santa Maria, v. II, dez. 2009. [s.p.]
ECO, U. Mafalda ou a Recusa. In: Toda Mafalda. 7. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2002.
______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2003.
IOSIF, R.M.G. A qualidade da educação na escola pública e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Política Social. Universidade de Brasília, Brasília, DF. [s.n] 2007
ORLANDI, E.P. Educação e sociedade: o discurso pedagógico entre o conhecimento e a informação. Revista Aled, Venezuela, v. 16, nº 2, p. 68-80, 2016.
_________. Efeitos do verbal sobre o não-verbal. Rua, Campinas, v. 1, p. 35-47, 1995.
_________. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 8ª ed. Campinas: Pontes, 2009.
_________. A linguagem e seu funcionamento: As formas do discurso. 6ª ed. Campinas, SP: Pontes editores, 2011.
_________. As formas do silêncio. Campinas. Editora da Unicamp, 2007.
_________. Análise de discurso. In: ORLANDI, E.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Orgs.). Discurso e textualidade. Campinas, São Paulo: Pontes, 2006. p. 11-31.
_________. Texto e discurso. Revista Organon, v. 9, nº 23, p.111-118, 1995.
_________. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
_________. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4.ed. Campinas: Pontes, 2012.
PAYER, M. O. Memória da língua: imigração e nacionalidade. São Paulo: Escuta, 2006.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento? Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990.
_________. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Orlandi. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2015
_________. O Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2007.
_________. O Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. O papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010.
PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, [1975] 2014.
QUINO. Mafalda Inédita. 2ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003.
SOUZA, S. C. L. DE. Os efeitos de sentido da ironia e do humor: uma análise do discurso contestatório nas histórias em quadrinhos da Mafalda. Tese de Doutorado. Programa de Pós graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. 2016.
Published
2022-06-21
How to Cite
Freitas Soares, M. C. (2022). Practices SCHOOL PRACTICES IN MAFALDA COMIC STRIPS: EFFECTS OF MEANINGS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (14). https://doi.org/10.35501/dissol.vi14.967
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.