VOZES ONLINE: O SLAM NO E DO ESPAÇO VIRTUAL

  • Valéria de Cássia Silveira Schwuchow UFRGS

Resumo

Resumo: Propomos com a pesquisa debater acerca da manifestação artística e política do Slam, — competição de declamação de poesias — como uma forma de produção de discursos para pensarmos em seu processo de constituição os efeitos de sentido inscritos pela voz e pelo corpo. Trazemos para análise o Slam, produzido por mulheres, com especial atenção à poesia da Slammer Kimani, tanto postas em circulação na web, quanto as produzidas no meio digital. Olhar para Slams produzidos por e para mulheres convoca-nos a adotar o ponto de vista dos estudos feministas para um debate em torno dos discursos generificados, racializados e classistas. Aliado aos estudos feministas a discussão se sustenta na teoria materialista da Análise do Discurso; a perspectiva teórica considera o funcionamento da imbricação entre a voz e o corpo, submetidos à língua, à história e à memória, inscrevendo no Slam uma significação para além, ou em complementação, ao dito/visto. No Slam manifesto na rua os corpos se enfrentam e repercutem afetos, diferentemente, no digital, o corpo se molda na tela; ao passo que a materialidade sonora, ressoa ocupando o espaço com uma memória, os sons que nos acalentam e nos despertam, aguçando emoções e sensações; irrompem no público, da rua, e no privado, dos lares, como causa e efeito da/para a declamação.

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Publicado
2022-12-06
Como Citar
Silveira Schwuchow, V. de C. (2022). VOZES ONLINE: O SLAM NO E DO ESPAÇO VIRTUAL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (15). https://doi.org/10.35501/dissol.vi15.955