A A TRAJETÓRIA DAS PAIXÕES NO DISCURSO DE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Gabriel Henrique Haddad Universidade de Franca
  • Maria Flávia Figueiredo Universidade de Franca
Palavras-chave: Retórica, Paixões aristotélicas, Pathos, Trajetória das paixões, Pessoas em situação de rua

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o discurso de moradores em situação de rua e avaliar quais foram as possíveis emoções (paixões aristotélicas) despertadas nessas pessoas para que fossem levadas a essa condição de exclusão social. Por meio da análise, procurou-se identificar os aspectos passionais nas falas desses indivíduos, além de verificar de que forma o pathos pôde atuar na construção sociológica, psicológica e jurídica desses cidadãos à margem da sociedade. A fim de proceder à análise, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com moradores em situação de rua na cidade de Franca, SP. Para a pesquisa, no que se refere aos estudos retóricos e argumentativos, foram considerados, para compor o referencial teórico, os seguintes autores: Aristóteles (2012), Figueiredo (2018, 2019), Lima (2011), Mateus (2018), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Meyer (2000), Reboul (2004), Ferreira (2010), Figueiredo e Ferreira (2016), Abreu (2002) e Fiorin (2014). Concomitantemente, no que tange ao referencial sociológico e jurídico, foram considerados os autores: Foucault (1978) e Moraes (2010). No segundo momento, de caráter empírico, as entrevistas semiestruturadas foram o instrumento metodológico utilizado para buscar responder se certas ações foram motivadas por paixões anteriores. De acordo com a análise efetuada, foi possível identificar determinadas emoções por meio dos discursos dos entrevistados. Com esse resultado, espera-se contribuir com os estudos sociais do tema em questão e com sua aplicação no que se refere aos Direitos Humanos e Garantias Fundamentais, com base nas teorias do Direito, da Sociologia e da Psicologia, sob a perspectiva da teoria Retórica e seus desdobramentos.

Referências

ABREU, A. S. A arte de argumentar:gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê, 2002.

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

BOVE, C; FIGUEIREDO, G. A política nacional para a população em situação de rua: processo e participação. In: GRINOVER, A. P.; ASSAGRA, G.; GUSTIN, M.; LIMA, P. C. V.; LENNACO, R. (Orgs.). Direitos fundamentais das pessoas em situação de rua. Belo Horizonte: D`Plácido, 2014.

FERREIRA, L. A. Leitura e persuasão:princípios de análise retórica. (Coleção Linguagem e Ensino). São Paulo: Contexto, 2010.

FIGUEIREDO, M. F.; FERREIRA, L. A. A perspectiva retórica da argumentação: etapas do processo argumentativo e partes do discurso. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, 2016.

FIGUEIREDO, M. F. A retórica das paixões revisitada. In: LUDOVICE, C. A. B.; MANFRIM, A. M. P.; OLIVEIRA, M. R. M. (Orgs.). O texto: corpo, voz e linguagem. Franca: Unifran, 2018.

FIGUEIREDO, M. F. A trajetória das paixões: Aristóteles, a Retórica das Paixões e suas implicações no contexto discursivo/argumentativo. Sinergia (Revista Científica do Instituo Federal de São Paulo), v. 20: Edição Especial – Comunicação Científica, Cognição e Persuasão, set. 2019.

FIORIN, J. L. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

FOUCAULT, M. História da loucura na idade clássica. Tradução deJosé Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1978.

HEIDEGGER, M. Que é isto – a filosofia? (1955) in: Conferências e escritos filosóficos, tradução de Ernildo Stein, São Paulo: Nova Cultural, 1999.

LIMA, M. A. A retórica em Aristóteles:da orientação das paixões ao aprimoramento da eupraxia. Natal: IFRN, 2011.

MATEUS, S. Introdução à retórica no séc. XXI. Covilhã: LabCom Books, 2018.

MEYER, M. A retórica. Tradução de Marli M. Peres. São Paulo: Ática, 2007. (Série Essencial)

MINAYO, M. O desafio do conhecimento:pesquisa qualitativa em saúde. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1994.

MORAES, A. Direito constitucional. São Paulo: Atlas, 2010.

PERELMAN, C. Retóricas.Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São

Paulo: Martins Fontes, 2004.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA L. Tratado da argumentação: a nova retórica.

Tradução de Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

REBOUL, O. Introdução à retórica.Tradução Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.

Publicado
2020-06-03
Como Citar
Haddad, G. H., & Figueiredo, M. F. (2020). A A TRAJETÓRIA DAS PAIXÕES NO DISCURSO DE MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (10), 146-171. https://doi.org/10.35501/dissol.vi10.817