MANIFESTAÇÕES PRÓ-IMPEACHMENT DE 2016 SOB ENFOQUE DISCURSIVO: ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO ACONTECIMENTO
Resumo
O presente texto busca se utilizar das proposições de uma obra em específico, O Discurso: estrutura ou acontecimento, de Michel Pêcheux, para analisar a fotografia de um instante específico na qual é possível perceber a atualização de uma memória discursiva atrelada ao afastamento de um indivíduo na condição de presidente da República do Brasil. A atualidade remete a um acontecimento singular que se filia a outros discursos e filiações históricas que funcionam através da alteração e desestabilização do passado ao qual os sentidos estão atrelados. É possível concluir que a estrutura (materialidade linguística) e o acontecimento (história) se fundem na constituição do enunciado. É o encontro entre passado e presente que promovem tal acontecimento com condições de produção singulares associadas a efeitos de sentido específicos relacionados a instâncias às quais os enunciados se articulam.
Publicado
2020-11-12
Como Citar
Pereira, A. B., & Silveira, Éderson L. (2020). MANIFESTAÇÕES PRÓ-IMPEACHMENT DE 2016 SOB ENFOQUE DISCURSIVO: ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO ACONTECIMENTO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 106-115. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.588
Secção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.