MANIFESTAÇÕES PRÓ-IMPEACHMENT DE 2016 SOB ENFOQUE DISCURSIVO: ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO ACONTECIMENTO

  • Anísio Batista Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: discurso; memória discursiva; estrutura; acontecimento.

Resumo

O presente texto busca se utilizar das proposições de uma obra em específico, O Discurso: estrutura ou acontecimento, de Michel Pêcheux, para analisar a fotografia de um instante específico na qual é possível perceber a atualização de uma memória discursiva atrelada ao afastamento de um indivíduo na condição de presidente da República do Brasil. A atualidade remete a um acontecimento singular que se filia a outros discursos e filiações históricas que funcionam através da alteração e desestabilização do passado ao qual os sentidos estão atrelados. É possível concluir que a estrutura (materialidade linguística) e o acontecimento (história) se fundem na constituição do enunciado. É o encontro entre passado e presente que promovem tal acontecimento com condições de produção singulares associadas a efeitos de sentido específicos relacionados a instâncias às quais os enunciados se articulam.

Biografia do Autor

Anísio Batista Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Graduado em Letras (Português e suas respectivas Literaturas) e Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG (Regional Catalão); Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU/FAPEMIG; Membro-pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF/UFU/FAPEMIG).
Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – CAPES/UFSC. Membro pesquisador do Grupo de Estudos Michel Foucault e os estudos discursivos (UFAM/CNPq) e do Grupo de Formação de Professores em Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq).
Publicado
2020-11-12
Como Citar
Pereira, A. B., & Silveira, Éderson L. (2020). MANIFESTAÇÕES PRÓ-IMPEACHMENT DE 2016 SOB ENFOQUE DISCURSIVO: ANÁLISE DA ESTRUTURA E DO ACONTECIMENTO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 106-115. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.588