SENTIDOS E DERIVAS EM COMPOSIÇÕES VISUAIS
Resumo
Neste artigo, procuro dar visibilidade ao processo discursivo presente em duas composições visuais: uma cena prototípica que concentra o já-visto, engessando sentidos a respeito do sistema carcerário brasileiro, outra, um recorte significante de filmagem feita pelos presidiários comemorando a rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Manaus. Pelo dispositivo teórico da Análise de Discurso é possível compreender como, em situações-limite, nas quais a vida encontra-se ameaçada, as relações sociais são postas em xeque e os sujeitos são capazes de gestos em alternativa à estabilidade inequívoca no/do social, mexendo com os sentidos e com o que é sentido pelo sujeito. Na textualização desses movimentos, a mídia tem papel crucial. Abstract: In this paper, I seek to give visibility to the discursive process present in two visual compositions: a prototypical scene that concentrates the already-seen, embodying meanings about the Brazilian prison system, and another, a significant filming cut by inmates commemorating the Prison Complex rebellion Anísio Jobim (Compaj), Manaus. By the theoretical device of Discourse Analysis it is possible to understand how, in this situations, in which life is threatened, the social relations are put in check and the subjects are capable of gestures in alternative to the unequivocal stability in the social, stirring with the senses and what is felt by the subject. In the textualization of these movements, the media plays a crucial role.Referências
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