SENTIDOS E DERIVAS EM COMPOSIÇÕES VISUAIS

  • Liliane Souza dos Anjos Unicamp

Abstract

Neste artigo, procuro dar visibilidade ao processo discursivo presente em duas composições visuais: uma cena prototípica que concentra o já-visto, engessando sentidos a respeito do sistema carcerário brasileiro, outra, um recorte significante de filmagem feita pelos presidiários comemorando a rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Manaus. Pelo dispositivo teórico da Análise de Discurso é possível compreender como, em situações-limite, nas quais a vida encontra-se ameaçada, as relações sociais são postas em xeque e os sujeitos são capazes de gestos em alternativa à estabilidade inequívoca no/do social, mexendo com os sentidos e com o que é sentido pelo sujeito. Na textualização desses movimentos, a mídia tem papel crucial. Abstract: In this paper, I seek to give visibility to the discursive process present in two visual compositions: a prototypical scene that concentrates the already-seen, embodying meanings about the Brazilian prison system, and another, a significant filming cut by inmates commemorating the Prison Complex rebellion Anísio Jobim (Compaj), Manaus. By the theoretical device of Discourse Analysis it is possible to understand how, in this situations, in which life is threatened, the social relations are put in check and the subjects are capable of gestures in alternative to the unequivocal stability in the social, stirring with the senses and what is felt by the subject. In the textualization of these movements, the media plays a crucial role.

Author Biography

Liliane Souza dos Anjos, Unicamp
Liliane Souza dos Anjos é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário Jorge Amado. É também especialista em Comunicação Organizacional, atuando como membro do grupo de Pesquisa "O Discurso nas fronteiras do Social", liderado pela Prof.ª Dr.ª Suzy Lagazzi, na Unicamp, onde também é doutoranda do programa de pós-graduaçãona em Linguística.

References

BATAILLE, Georges. O Erotismo. Tradução de Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&PM, 1987.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

LAGAZZI, S.M.. Paráfrases da Imagem e Cenas Prototípicas: em torno da memória e do equívoco. In: Giovanna Flores; Nádia Neckel; Solange Gallo. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. 1 ed. Campinas: Pontes, 2015, v. 1, p. 177-189.

LAGAZZI, S.M.. Paráfrases da Imagem e Cenas Prototípicas: em torno da memória e do equívoco. In: Giovanna Flores; Nádia Neckel; Solange Gallo. (Org.). Análise de Discurso em Rede: Cultura e Mídia. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. 1, p. 177-189.

LAGAZZI, Suzy. Delimitações, inversões, deslocamentos em torno do Anexo 3. In: LAGAZZI, Suzy; ROMUALDO, Edson; TASSO, Ismara. Estudos do texto e do discurso: o discurso em contrapontos – Foucault, Maingueneau, Pêcheux. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 311-332.

LAGAZZI, Suzy. Linha de Passe: a materialidade significante em análise. RUA[online]. Portal Labeurb, 2010, n. 16. v. 2.p. 172 – 182.

LAGAZZI, Suzy. O desafio de dizer não. Campinas: Pontes, 1988.

LAGAZZI, Suzy. O recorte significante da memória. In: INDURSKY, F.; LEANDRO FERREIRA, M.C.; MITTMANN, S. (Orgs.). O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz. 2009. p. 57-67.

LAGAZZI, Suzy. Quando os espaços se fecham para o equívoco. In: RUA [online]. 2014, Edição Especial. Portal Labeurb, 2014, p. 155-166.

LÉON, J. & PÊCHEUX, M. Análise Sintática e Paráfrase Discursiva. In: Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Campinas: Pontes, [1982] 2012 . p.163-173.

ORLANDI, Eni P. Discurso e Texto: Formulação e Circulação dos Sentidos. 3. ed. São Paulo: Pontes, 2008.

ORLANDI, Eni P. Discurso em análise: sujeitos, sentido, ideologia. Campinas: Pontes Editores, 2012.

ORLANDI, Eni P. Políticas Institucionais: a Interpretação da delinqüência. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 36, p. 625-638, ago. 2010. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/2912/291221905004.pdf>. Acesso em: 01 set. 2014.

ORLANDI, Eni P. Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do sujeito. In: CARROZZA, Guiherme; SANTOS, Miriam; SILVA, Telma Domingues (Org). Sujeito, Sociedade, Sentidos. Campinas: Editora RG, 2012.

PÊCHEUX, M. Análise automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, F. e HAK, T. Por uma Análise Automática do Discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 2014.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. Tradução de Eni P.Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2014. p.61-161.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni P. Orlandi. 6. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, [1988] 2012a.

PÊCHEUX, Michel. Remontemos de Foucault à Spinoza. Analise de Discurso: Apontamentos para uma história da noção–conceito de formação discursiva. 2 ed. revisada e ampliada São Carlos: Pedro & João Editores, 2011.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi [et al.]. 4. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, [1975] 2009.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Presença, 1987.

ZOPPI-FONTANA, Mônica Graciela. O acontecimento do discurso na contingência da história. In: INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina; MITTMANN, Solange. (Orgs.). O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 133-146.

Published
2018-06-30
How to Cite
dos Anjos, L. S. (2018). SENTIDOS E DERIVAS EM COMPOSIÇÕES VISUAIS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (7). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i7.297