MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES:
uma estratégia de gestão na busca pela qualidade do ensino na educação básica
Resumo
Este relato de pesquisa dialoga e propõe uma abordagem prática para a Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, e a Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020 que dispõem das competências docentes para a educação básica. Nesse sentido, o conceito de competência de professores, aplicado à educação básica, é pensado no seu potencial na formação e nas entregas destes profissionais. Assim, a pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento das competências docentes de um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de educação básica em Minas Gerais. A partir das resoluções citadas, foram elencadas seis categorias analíticas, testadas em campo, para aplicação de uma proposta de mapeamento de competências docentes. Tratou-se de um estudo descritivo de natureza aplicada e de abordagem quali-quantitativa. Os resultados sugerem que é possível realizar o mapeamento de competências profissionais docentes a partir do cruzamento de informações que permitam uma análise comparativa entre as competências profissionais docentes consideradas essenciais e o nível de domínio dos professores sobre tais competências, identificando o gap entre elas.Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BOYATZIS, Richard E. The competent manager: a model for effective performance. John Wiley & Sons, New York, 1982. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/smj.4250040413 . Acesso em: 26 nov. 2022.
BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de empresas, v. 41, p. 8-15, 2001. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/11641/gestao-de-competencias-e-gestao-de-desempenho--tecnologias-distintas-ou-instrumentos-de-um-mesmo-construto . Acesso em: 13 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 22, de 7 de novembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília-DF, 2019a.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 20 dez. 2019b.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 27 out. 2020.
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz; VILHENA, Rosa Maria de Paula. Gestão por competências e gestão do conhecimento Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora RGV Vargas, 2009. 176 p.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Curitiba, Paraná: Editora Positivo, 2010.
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. 2005. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/files/13%20Exclusao%20Includente%20Acacia%20Kuenzer_1.pdf . Acesso em: 18 jul. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2003.
MCCLELLAND, David C. Testing for Competence Rather Than for “Intelligence”. Psicólogo Americano, v. 28, n. 1, p. 1, 1973. Disponível em: https://www.therapiebreve.be/documents/mcclelland-1973.pdf . Acesso em: 4 abr. 2021.
OECD. Organization for Economic Cooperation and Development. Global Competency for an Inclusive World. Paris: OECD, 2016. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa/aboutpisa/Global-competency-for-an-inclusive-world.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Mônica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José, ALESSANDRINI, Cristina Dias. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
PIRES, Manuella de Aragão; CARDOSO, Lívia de Rezende. BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 73-93, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1463 . Acesso em: 15 maio 2022.
SILVA, Francielle Molon da; MELLO, Simone Portella Teixeira de. A implantação da gestão por competências: práticas e resistências no setor público. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, n. 1, p. 110-127, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/viewFile/1959/2339 . Acesso em: 22 jun. 2021.
TORRES, Adriana Aparecida Lemos; ZIVIANI, Fabrício; SILVA, Sandro Márcio. Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica. TransInformação, Campinas, p. 191-205, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/wJFrj5L6L7F4QhhCj4wV3Lj/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 20 ago. 2022.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. v. 197.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003.
BOYATZIS, Richard E. The competent manager: a model for effective performance. John Wiley & Sons, New York, 1982. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/smj.4250040413 . Acesso em: 26 nov. 2022.
BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de empresas, v. 41, p. 8-15, 2001. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/11641/gestao-de-competencias-e-gestao-de-desempenho--tecnologias-distintas-ou-instrumentos-de-um-mesmo-construto . Acesso em: 13 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Parecer CNE/CP Nº 22, de 7 de novembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília-DF, 2019a.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 20 dez. 2019b.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 27 out. 2020.
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz; VILHENA, Rosa Maria de Paula. Gestão por competências e gestão do conhecimento Gestão por competências e gestão do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora RGV Vargas, 2009. 176 p.
FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOLANDA, Aurélio Buarque. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Curitiba, Paraná: Editora Positivo, 2010.
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. 2005. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/files/13%20Exclusao%20Includente%20Acacia%20Kuenzer_1.pdf . Acesso em: 18 jul. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2003.
MCCLELLAND, David C. Testing for Competence Rather Than for “Intelligence”. Psicólogo Americano, v. 28, n. 1, p. 1, 1973. Disponível em: https://www.therapiebreve.be/documents/mcclelland-1973.pdf . Acesso em: 4 abr. 2021.
OECD. Organization for Economic Cooperation and Development. Global Competency for an Inclusive World. Paris: OECD, 2016. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa/aboutpisa/Global-competency-for-an-inclusive-world.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Mônica Gather; MACEDO, Lino de; MACHADO, Nílson José, ALESSANDRINI, Cristina Dias. As competências para ensinar no século XXI: A formação dos professores e o desafio da avaliação. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 176 p.
PIRES, Manuella de Aragão; CARDOSO, Lívia de Rezende. BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 25, n. 55, p. 73-93, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1463 . Acesso em: 15 maio 2022.
SILVA, Francielle Molon da; MELLO, Simone Portella Teixeira de. A implantação da gestão por competências: práticas e resistências no setor público. Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, v. 2, n. 1, p. 110-127, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/viewFile/1959/2339 . Acesso em: 22 jun. 2021.
TORRES, Adriana Aparecida Lemos; ZIVIANI, Fabrício; SILVA, Sandro Márcio. Mapeamento de competências: ferramenta para a comunicação e a divulgação científica. TransInformação, Campinas, p. 191-205, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/wJFrj5L6L7F4QhhCj4wV3Lj/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 20 ago. 2022.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como ensinar e aprender competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. v. 197.
ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Senac, 2003.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
dos Santos Silva, A., & da Silva , T. C. (2024). MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). Obtido de http://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1261
Secção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.