DE INSPIRAÇÕES E RESSONÂNCIAS:

práticas de pensamento e produção textual num processo de ensino-aprendizado

  • Silvia Portugal Universidade de Coimbra
  • Emília Carvalho Leitão Biato Universidade de Brasília - UnB
  • Cíntia Raquel Martins Fachada Universidade de Coimbra
  • Leila Silvia Latuf Seixas Tourinho Universidade de Coimbra
  • Melissa Isabela Borges Martins Universidade de Coimbra

Resumo

Este artigo visa dar conta de uma experiência pedagógica realizada num Seminário do Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Portugal. Procurou-se, num Ciclo de conferências, contrariar o método expositivo e unidirecional, e construir uma abordagem que permitisse às/aos estudantes sair de um papel passivo, e construir posturas reflexivas, críticas e criativas. Buscamos dar conta, neste artigo, de algumas das reverberações desta forma de aprendizagem. O texto apresenta parte do resultado desta experiência pedagógica, relatando as repercussões de uma das Conferências. Trata-se de um estudo realizado na forma de uma pesquisa colaborativa, que pressupõe a co-construção de um objeto de conhecimentos entre pesquisador/a e participantes. O artigo apresentou três interpretações autónomas do conhecimento compartilhado durante a Conferência, revelando como a interação foi realizada de forma diferenciada por cada uma. Mostrou-se, assim, por um   lado, formas    distintas    de   compreensão  do discurso da conferencista, e, por outro lado, como a apropriação realizada por cada estudante resulta das suas reflexões epistemológicas e metodológicas, e dos seus percursos investigativos individuais, promovendo a autonomia dos processos de aprendizagem e contribuindo para a construção de uma academia mais dinâmica e criativa.

Biografias Autor

Silvia Portugal, Universidade de Coimbra
Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra/Portugal. Docente Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). E-mail: sp@fe.uc.pt.
Emília Carvalho Leitão Biato, Universidade de Brasília - UnB
Doutora em Educação pela UFMT. Pós-doutorado pelo CES/ Universidade de Coimbra/Portugal. Docente da Universidade de Brasília (Departamento de Odontologia). E-mail: emiliaclbiato@me.com
Cíntia Raquel Martins Fachada, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais/Portugal. E-mail: cntiaf57@gmail.com
Leila Silvia Latuf Seixas Tourinho, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal. Docente da Faculdade Católica de Pouso Alegre/MG. E-mail: silvia.mg@uol.com.br
Melissa Isabela Borges Martins, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal. E-mail: melissamartins1999@gmail.com

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Portugal, S., Carvalho Leitão Biato, E., Martins Fachada, C. R., Latuf Seixas Tourinho, L. S., & Borges Martins, M. I. (2024). DE INSPIRAÇÕES E RESSONÂNCIAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1257