DE INSPIRAÇÕES E RESSONÂNCIAS:
práticas de pensamento e produção textual num processo de ensino-aprendizado
Resumo
Este artigo visa dar conta de uma experiência pedagógica realizada num Seminário do Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Portugal. Procurou-se, num Ciclo de conferências, contrariar o método expositivo e unidirecional, e construir uma abordagem que permitisse às/aos estudantes sair de um papel passivo, e construir posturas reflexivas, críticas e criativas. Buscamos dar conta, neste artigo, de algumas das reverberações desta forma de aprendizagem. O texto apresenta parte do resultado desta experiência pedagógica, relatando as repercussões de uma das Conferências. Trata-se de um estudo realizado na forma de uma pesquisa colaborativa, que pressupõe a co-construção de um objeto de conhecimentos entre pesquisador/a e participantes. O artigo apresentou três interpretações autónomas do conhecimento compartilhado durante a Conferência, revelando como a interação foi realizada de forma diferenciada por cada uma. Mostrou-se, assim, por um lado, formas distintas de compreensão do discurso da conferencista, e, por outro lado, como a apropriação realizada por cada estudante resulta das suas reflexões epistemológicas e metodológicas, e dos seus percursos investigativos individuais, promovendo a autonomia dos processos de aprendizagem e contribuindo para a construção de uma academia mais dinâmica e criativa.Referências
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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Portugal, S., Carvalho Leitão Biato, E., Martins Fachada, C. R., Latuf Seixas Tourinho, L. S., & Borges Martins, M. I. (2024). DE INSPIRAÇÕES E RESSONÂNCIAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1257
Secção
Artigos
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