DE INSPIRAÇÕES E RESSONÂNCIAS:

práticas de pensamento e produção textual num processo de ensino-aprendizado

  • Silvia Portugal Universidade de Coimbra
  • Emília Biato Universidade de Brasília - UnB
  • Cíntia Raquel Martins Fachada Universidade de Coimbra
  • Leila Silvia Tourinho Universidade de Coimbra
  • Melissa Isabela Borges Martins Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Ensino-aprendizado; Pesquisa colaborativa; Co-contrução do conhecimento; Produção textual.

Resumo

Este artigo visa dar conta de uma experiência pedagógica realizada num Seminário do Doutoramento em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), Portugal. Procurou-se, num Ciclo de conferências, contrariar o método expositivo e unidirecional, e construir uma abordagem que permitisse às/aos estudantes sair de um papel passivo, e construir posturas reflexivas, críticas e criativas. Buscamos dar conta, neste artigo, de algumas das reverberações desta forma de aprendizagem. O texto apresenta parte do resultado desta experiência pedagógica, relatando as repercussões de uma das Conferências. Trata-se de um estudo realizado na forma de uma pesquisa colaborativa, que pressupõe a co-construção de um objeto de conhecimentos entre pesquisador/a e participantes. O artigo apresentou três interpretações autónomas do conhecimento compartilhado durante a Conferência, revelando como a interação foi realizada de forma diferenciada por cada uma. Mostrou-se, assim, por um   lado, formas    distintas    de   compreensão  do discurso da conferencista, e, por outro lado, como a apropriação realizada por cada estudante resulta das suas reflexões epistemológicas e metodológicas, e dos seus percursos investigativos individuais, promovendo a autonomia dos processos de aprendizagem e contribuindo para a construção de uma academia mais dinâmica e criativa.

Biografia do Autor

Silvia Portugal, Universidade de Coimbra
Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra/Portugal. Docente Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). E-mail: sp@fe.uc.pt.
Emília Biato, Universidade de Brasília - UnB
Doutora em Educação pela UFMT. Pós-doutorado pelo CES/ Universidade de Coimbra/Portugal. Docente da Universidade de Brasília (Departamento de Odontologia). E-mail: emiliaclbiato@me.com
Cíntia Raquel Martins Fachada, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais/Portugal. E-mail: cntiaf57@gmail.com
Leila Silvia Tourinho, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal. Docente da Faculdade Católica de Pouso Alegre/MG. E-mail: silvia.mg@uol.com.br
Melissa Isabela Borges Martins, Universidade de Coimbra
Doutoranda em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal. E-mail: melissamartins1999@gmail.com

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Portugal, S., Carvalho Leitão Biato, E., Martins Fachada, C. R., Latuf Seixas Tourinho, L. S., & Borges Martins, M. I. (2024). DE INSPIRAÇÕES E RESSONÂNCIAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1257