PEDAGOGIA CRÍTICA E A RESISTÊNCIA AO NEOLIBERALISMO REGRESSIVO NO BRASIL E ARGENTINA

breves reflexões

  • Paulo Henrique Rodrigues Univás
  • Joelma Pereira de Faria Nogueira
  • Cássio Silva Castanheira

Resumo

Nosso trabalho fará uma reflexão sobre a pedagogia crítica como ferramenta de resistência dos educadores contra os ataques do neoliberalismo regressivo tanto no Brasil como na Argentina. Nossas reflexões foram provocadas pelos encontros propiciados pela disciplina Tópicos Avançados em Educação, Conhecimento e Sociedade na América Latina, ofertada no âmbito do Programa de Pós-graduação Educação Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), da Universidade do Vale do Sapucaí e pela experiência como educadores da rede pública estadual de Minas Gerais. Buscaremos refletir, à luz dos conceitos e valores da pedagogia crítica, o papel dos educadores latinos americanos na resistência contra os retrocessos provocados nas políticas públicas em educação pela reação neoliberal e de ultra direita na América Latina, especialmente no Brasil e Argentina. Para tal, por meio de revisão bibliográfica, faremos uma retomada sobre as proposições da pedagogia crítica, seus pressupostos pedagógicos e emancipatórios em contraposição às políticas educacionais (ou a ausência dessas) dos setores de ultra direita no Brasil e Argentina. Para realizar nosso objetivo, além da revisão bibliográfica, buscaremos fazer um breve panorama dos desafios colocados à educação pública pelas propostas trazidas no seio da onda conservadora que assola corações e mentes na América Latina utilizando, como fio condutor, algumas notícias sobre o contexto educacional marcado pela ascensão de políticas neoliberais.

Referências

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Rodrigues, P. H., Pereira de Faria Nogueira, J., & Silva Castanheira, C. (2024). PEDAGOGIA CRÍTICA E A RESISTÊNCIA AO NEOLIBERALISMO REGRESSIVO NO BRASIL E ARGENTINA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1253