A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR NA ESCOLA

  • Janine Alessandra Perini UFMA
  • Edvaldo de Souza Santos

Resumo

Este artigo visa valorizar a cultura popular, apresentando o instrumento berimbau como conteúdo escolar. Este estudo baseia-se no método materialista histórico-dialético, analisando o instrumento dentro de um contexto social, histórico e cultural, apresentando sua origem, sua estrutura, seus toques, tipos, funções e ritmos.  Como resultado constatou-se que o berimbau é de origem africana, encontrado nas diversas culturas populares brasileiras, destacando-se na capoeira, em arranjos musicais e nas brincadeiras e cantigas de roda. Na música erudita é utilizado como instrumento percussivo. Em sala de aula, pode ser utilizado como uma ferramenta didática de fácil produção, que pode ser confeccionada artesanalmente, até mesmo com materiais recicláveis, acessíveis e de baixo custo. Assim, concluímos que o berimbau em sala de aula pode ser utilizado para trabalhar a estética da musicalidade negra dentro da perspectiva da Lei nº 11.645/2008, como instrumento de mediação para o desvendamento das expressões das desigualdades sociais e resistências. 

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Perini, J. A., & de Souza Santos, E. (2024). A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR NA ESCOLA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1236