O PAPEL DO MUSEU INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

  • Daisy Dias Cunha USCS
  • Marta Regina Paulo da Silva
  • Alexandre Costa Carraro
  • Cesar Cesar Antonio de Souza
  • Ivo Ribeiro de Sá

Resumo

A educação libertadora é um importante direcionamento para a elaboração de práticas pedagógicas que visem a superação de preconceitos e discriminações. Por isso, são constantemente formuladas novas pautas, aproximando diversas áreas do conhecimento no intuito de promover relações inclusivas. Assim, na perspectiva que a sociedade se torne cada vez mais justa e igualitária, é preciso mobilizar conceitos decoloniais, que enfrentam a moralidade colonizadora, eurocêntrica e embranquecida, formulados por e pelos povos historicamente marginalizados. No presente trabalho traçam-se algumas reflexões entre o conceito de interculturalidade, pedagogia crítica e museus indígenas, tendo como referências os estudos de Vera Maria Candau, Boaventura Sousa Santos e Paulo Freire. Busca-se, por meio desse ensaio, contribuir com os debates que ampliem a democratização das diversas identidades, visando a construção de "novos mundos".

Referências

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 04 jun. 2023.

CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Revista Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4709185/mod_resource/content/2/Leitura%20complementar.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.

CANDAU, V. M. F. Concepção de educação intercultural. Rio de Janeiro: Departamento de Educação, PUC-Rio, 2014.

CANDAU, V. M. F. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade: temas insurgentes. Revista Espaço do Currículo, p. 678–686, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/54949. Acesso em: 04 jun. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos da economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009, p. 383-417.Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 06 jun. 2023.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Colombia: Siglo del Hombre Editores, 2007, p. 127-167. Disponível em: https://ram-wan.net/restrepo/decolonial/17-maldonado-colonialidad%20del%20ser.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.

MALDONADO-TORRES, N. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e decolonialidade. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009, p. 337-382. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/695. Acesso em: 08 jun. 2023.

OLIVEIRA, L. F. de; CANDAU, V. M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.

SACRISTÁN, J. G. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. (Org.). Territórios contestados. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SANTOS, B. de S. Um ocidente não-ocidentalista? A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=3711262. Acesso em: 10 jun. 2023.

SANTOS, B. de S. Epistemologies of the South: justice against epistemicide. Boulder: Paradigm Publishers, 2014.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009, p. 74-117. Disponível em: https://ayalaboratorio.files.wordpress.com/2017/09/quijano-anibal-colonialidade-do-poder-e-classificac3a7c3a3o-social.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

WALSH, C. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.

WALSH, C. Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tábula Rasa, p. 131-152, 2008.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. F. (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
Dias Cunha, D., Regina Paulo da Silva , M., Costa Carraro , A., Cesar Antonio de Souza , C., & Ribeiro de Sá, I. (2024). O PAPEL DO MUSEU INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1235