POLÍTICA E TRADUÇÃO:

a prática curricular nas Salas de Apoio Pedagógico

  • Silva Rosa de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Cuioabá

Resumo

Resumo: O presente artigo faz uma abordagem a política educacional organizada por ciclos, desenvolvida em escolas estaduais do município de Cuiabá-MT. O objetivo é compreender quais as traduções, recriações e ressignificações das políticas curriculares estão sendo construídos no interior das escolas por meio das práticas dos professores. A metodologia da investigação é de caráter qualitativo descritivo, sendo os dados analisados a partir das abordagens do ciclo de política de Stephen Ball (1992). Os resultados obtidos apontam para a necessidade de reconhecer as traduções que os profissionais na escola exercem sobre o currículo durante  processo de definição da política de ciclos no sistema educacional de Mato Grosso. Palavras-chave: Política; Tradução; Currículo; Ciclos.

Referências

BALL, S. J., (1992). The policy processes and the processes of policy. In: BOWE, R., BALL, S., GOLD, A. (org.) Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. Londres Nova Iorque: Routlegde. p.6-23.

FERNANDES, J. E. Formação continuada e inovação curricular. Proximidades e diferenças na formação do professor. In: MONTEIRO, F.M. A. e MULLER, M. L. R. (orgs.) Educação Como Espaço da Cultura. Cuiabá. EdUFMT,2006.

LOPES, A. C. & MACEDO, E. F. Teorias de Currículo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. V. 1. 279 p.

MAINARDES, J. Escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação. Escola ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensinar a aprender a sentir, ser e fazer. Cuiabá. Seduc. 2001-2ª Edição.

MENEGÃO, R. de C. S.G.A Alfabetização no Currículo da escola organizada por ciclos no sistema estadual de educação. DIE.215p. Cuiabá. MT.2008.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
de Oliveira, S. R. (2024). POLÍTICA E TRADUÇÃO:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1228