ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO:

relato de experiência com Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica

  • Viviane dos Reis Soares Univás

Resumo

Resumo: O presente relato traz uma narrativa da experiência do trabalho voltado para a educação antirracista nas escolas realizado por meio de um projeto de iniciação científica. A pesquisa que deu origem a esse relato foi realizada através do programa ICEB (Iniciação Científica na Educação Básica) desenvolvido pela Secretaria Estadual de educação de Minas Gerais e teve como principal objetivo resgatar a memória de pessoas mais velhas da comunidade dentro da perspectiva do racismo e promover, a partir das experiências coletadas, um diálogo com as novas gerações nas escolas da cidade de Oliveira MG. Desse diálogo, esperou se provocar uma maior abertura nas escolas para tratar do racismo e possibilitar que a juventude se percebesse como sujeitos importantes e necessários no processo de fortalecimento da identidade negra e movimento antirracista na sociedade.  

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 20/02/2024.

Burke, Peter. Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à Wikipédia. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor , 2012.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Candau (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MUNANGA, KABENGELE (org.) Superando o racismo na escola. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Publicado
2024-06-11
Como Citar
dos Reis Soares, V. (2024). ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1162