ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO:
relato de experiência com Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica
Keywords:
anti-racism, scientific initiation, basic education.
Abstract
Abstract: This report presents a narrative of the experience of anti-racist education work in schools carried out through a scientific initiation project. The research that gave rise to this report was conducted through the ICEB program (Scientific Initiation in Basic Education) developed by the State Department of Education of Minas Gerais. Its main objective was to retrieve the memories of older individuals in the community from the perspective of racism. Additionally, the aim was to promote a dialogue with the new generations in schools in the city of Oliveira, MG, based on the collected experiences. Through this dialogue, the goal was to stimulate greater openness in schools to address racism and enable youth to perceive themselves as important and necessary actors in the process of strengthening black identity and the anti-racist movement in society. Keywords: anti-racism, scientific initiation, basic education.References
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2021.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 20/02/2024.
Burke, Peter. Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à Wikipédia. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor , 2012.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Candau (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MUNANGA, KABENGELE (org.) Superando o racismo na escola. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 20/02/2024.
Burke, Peter. Uma história social do conhecimento II: da enciclopédia à Wikipédia. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor , 2012.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria Candau (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
MUNANGA, KABENGELE (org.) Superando o racismo na escola. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Published
2024-06-11
How to Cite
dos Reis Soares, V. (2024). ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1162
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.