ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO:

relato de experiência com Projeto de Iniciação Científica na Educação Básica

  • Viviane dos Reis Soares Univás
Palavras-chave: antirracismo, iniciação científica, educação básica

Resumo

Resumo: O presente relato traz uma narrativa da experiência do trabalho voltado para a educação antirracista nas escolas realizado por meio de um projeto de iniciação científica. A pesquisa que deu origem a esse relato foi realizada através do programa ICEB (Iniciação Científica na Educação Básica) desenvolvido pela Secretaria Estadual de educação de Minas Gerais e teve como principal objetivo resgatar a memória de pessoas mais velhas da comunidade dentro da perspectiva do racismo e promover, a partir das experiências coletadas, um diálogo com as novas gerações nas escolas da cidade de Oliveira MG. Desse diálogo, esperou se provocar uma maior abertura nas escolas para tratar do racismo e possibilitar que a juventude se percebesse como sujeitos importantes e necessários no processo de fortalecimento da identidade negra e movimento antirracista na sociedade.  

Referências

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Publicado
2024-06-11
Como Citar
dos Reis Soares, V. (2024). ANTIRRACISMO NA EDUCAÇÃO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 20(20). https://doi.org/10.35501/dissol.v20i20.1162