A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A DOSE

o letramento e a semiformação através do uso de tecnologias para o ensino de língua estrangeira

  • Mariana Bragança Firmino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • MARIA SYLVIA CELLI ROGÉRIO Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo

O estudo de um novo idioma tem sido cada vez mais recorrente nas instituições de ensino e também fora dela, já que é uma hard skill de grande peso para o mercado de trabalho. No entanto, no mundo pós-moderno, onde as relações de consumo são mais valorizadas que as relações humanas, será que o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras tem possibilitado uma educação emancipatória aos alunos ou tem sido essencialmente técnica? O propósito central deste artigo é evidenciar que na mesma medida que as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) podem promover a democratização do conhecimento e, consequentemente, o letramento, também podem promover a perda substancial do pensamento crítico, ocasionando a semiformação, se utilizadas de maneira indiscriminada na educação. Como referencial teórico serão utilizados Adorno (2005), Contreras (2002), Freire (1974; 1996), Flusser (1982-2011; 2007), entre outros. Ademais, a fim de garantir o multiletramento aos estudantes, será trazido um panorama acerca das políticas que envolvem o aplicativo Duolingo, para que o docente entenda um pouco como tal recurso didático pode ser explorado de maneira mais engajadora para o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, já que as tecnologias fazem e farão mais parte do dia a dia.  Palavras-chave: tecnologia; letramento; semiformação; duolingo; língua estrangeira.

Biografias Autor

Mariana Bragança Firmino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Atualmente, cursando mestrado com ênfase em Estudos do Léxico, no Programa de Pós iniciado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Universidade Estadual Paulista: Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, sendo contemplada com a Bolsa Capes /PROEX. Em relação ao curso de graduação, realizei, na mesma instituição supracitada, a formação em Letras, abordagem em licenciatura e bacharel, na área de língua estrangeira: espanhol. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7457843620227937
MARIA SYLVIA CELLI ROGÉRIO, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Possui graduação em Letras, português/espanhol pela universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Já ministrou aulas de espanhol ao participar de projetos de iniciação à docência (bolsista PIBID e Residência Pedagógica). Possui interesse na área da educação, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao uso de histórias em quadrinhos e TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) como recursos didáticos para promover a autonomia do professor em sala de aula, bem como o (multi)letramento e senso crítico de estudantes. Possui experiência como redatora, copywriter, revisora e social media.

Referências

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Publicado
2024-02-06
Como Citar
Bragança Firmino, M., & CELLI ROGÉRIO, M. S. (2024). A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A DOSE. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1100