A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A DOSE

o letramento e a semiformação através do uso de tecnologias para o ensino de língua estrangeira

  • Mariana Bragança Firmino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Maria Sylvia Celli Rogério Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: tecnologia, letramento, semiformação, Duolingo, Língua estrangeira

Resumo

O estudo de um novo idioma tem sido cada vez mais recorrente nas instituições de ensino e também fora dela, já que é uma hard skill de grande peso para o mercado de trabalho. No entanto, no mundo pós-moderno, onde as relações de consumo são mais valorizadas que as relações humanas, será que o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras tem possibilitado uma educação emancipatória aos alunos ou tem sido essencialmente técnica? O propósito central deste artigo é evidenciar que na mesma medida que as TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) podem promover a democratização do conhecimento e, consequentemente, o letramento, também podem promover a perda substancial do pensamento crítico, ocasionando a semiformação, se utilizadas de maneira indiscriminada na educação. Como referencial teórico serão utilizados Adorno (2005), Contreras (2002), Freire (1974; 1996), Flusser (1982-2011; 2007), entre outros. Ademais, a fim de garantir o multiletramento aos estudantes, será trazido um panorama acerca das políticas que envolvem o aplicativo Duolingo, para que o docente entenda um pouco como tal recurso didático pode ser explorado de maneira mais engajadora para o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, já que as tecnologias fazem e farão mais parte do dia a dia.  Palavras-chave: tecnologia; letramento; semiformação; duolingo; língua estrangeira.

Biografia do Autor

Mariana Bragança Firmino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Atualmente, cursando mestrado com ênfase em Estudos do Léxico, no Programa de Pós iniciado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Universidade Estadual Paulista: Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, sendo contemplada com a Bolsa Capes /PROEX. Em relação ao curso de graduação, realizei, na mesma instituição supracitada, a formação em Letras, abordagem em licenciatura e bacharel, na área de língua estrangeira: espanhol. Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7457843620227937
Maria Sylvia Celli Rogério, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Possui graduação em Letras, português/espanhol pela universidade estadual paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Já ministrou aulas de espanhol ao participar de projetos de iniciação à docência (bolsista PIBID e Residência Pedagógica). Possui interesse na área da educação, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao uso de histórias em quadrinhos e TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) como recursos didáticos para promover a autonomia do professor em sala de aula, bem como o (multi)letramento e senso crítico de estudantes. Possui experiência como redatora, copywriter, revisora e social media.

Referências

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Publicado
2024-02-06
Como Citar
Bragança Firmino, M., & CELLI ROGÉRIO, M. S. (2024). A DIFERENÇA ENTRE O REMÉDIO E O VENENO É A DOSE. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 18(18). https://doi.org/10.35501/dissol.v18i08.1100