O MATO GROSSO FIGURADO EM PINTURAS E TELAS:
uma análise discursiva
Resumo
Inseridos na perspectiva teórica da Análise de Discurso (AD) francesa (PÊCHEUX) brasileira (ORLANDI), propomos compreender os efeitos de sentidos produzidos e materializados nas pinturas em muros e telas em/sobre Mato Grosso, pinturas essas, que na sua maior parte, se configuram como sendo arte naif (livre, ingênua). Tais obras são encontradas principalmente nos muros ou viadutos das cidades de Cáceres-MT e Cuiabá-MT. O material de análise apresenta algumas regularidades que aponta para a afirmação de uma história/identidade, projetando visualmente as singularidades significantes dadas enquanto naturalmente mato-grossenses ao destacar pessoas, animais, natureza, cultura, como elementos identificadores específicos desta região.Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: A arte de inventar o passado. Bauru, SP. Edusc. 2005.
FINKELSTEIN, Lucien. Brasil Naïf. Arte Naïf: Testemunho e patrimônio da humanidade:1ͣ ed. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2001.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HENRY, Paul. A história não existe? Tradução de José Horta Nunes. In: ORLANDI, Eni. (org). Gestos de leitura: da história do discurso. Campinas: editora UNICAMP, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2009.
_____. Terra à Vista - Discurso do confronto: velho e novo mundo. 2ͣ ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
_____. Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed. Campinas, São Paulo: pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. ORLANDI, E. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
_____. Ler o arquivo hoje. IN: Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
¬¬
FINKELSTEIN, Lucien. Brasil Naïf. Arte Naïf: Testemunho e patrimônio da humanidade:1ͣ ed. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2001.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HENRY, Paul. A história não existe? Tradução de José Horta Nunes. In: ORLANDI, Eni. (org). Gestos de leitura: da história do discurso. Campinas: editora UNICAMP, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2009.
_____. Terra à Vista - Discurso do confronto: velho e novo mundo. 2ͣ ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
_____. Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed. Campinas, São Paulo: pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. ORLANDI, E. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
_____. Ler o arquivo hoje. IN: Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
¬¬
Publicado
2023-04-27
Como Citar
Martins, G. A. (2023). O MATO GROSSO FIGURADO EM PINTURAS E TELAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (16). https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.1064
Secção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.