O MATO GROSSO FIGURED IN PAINTINGS AND SCREENS: A DISCURSIVE ANALYSIS
uma análise discursiva
Keywords:
paiting, naif, history, imaginary, mato grosso
Abstract
Inserted in the theoretical perspective of French (PÊCHEUX) and Brazilian (ORLANDI) Discourse Analysis (AD), we propose to understand the effects of meanings produced and materialized in paintings on walls and canvases in/about Mato Grosso, these paintings, which for the most part, are configured as being naif art (free, naive). Such works are found mainly on the walls or viaducts of the cities of Cáceres-MT and Cuiabá-MT. The analysis material presents some regularities that point to the affirmation of a history/identity, visually projecting the significant singularities given while naturally from Mato Grosso, highlighting people, animals, nature, culture, as specific identifying elements of this region.References
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: A arte de inventar o passado. Bauru, SP. Edusc. 2005.
FINKELSTEIN, Lucien. Brasil Naïf. Arte Naïf: Testemunho e patrimônio da humanidade:1ͣ ed. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2001.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HENRY, Paul. A história não existe? Tradução de José Horta Nunes. In: ORLANDI, Eni. (org). Gestos de leitura: da história do discurso. Campinas: editora UNICAMP, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2009.
_____. Terra à Vista - Discurso do confronto: velho e novo mundo. 2ͣ ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
_____. Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed. Campinas, São Paulo: pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. ORLANDI, E. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
_____. Ler o arquivo hoje. IN: Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
¬¬
FINKELSTEIN, Lucien. Brasil Naïf. Arte Naïf: Testemunho e patrimônio da humanidade:1ͣ ed. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2001.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
HENRY, Paul. A história não existe? Tradução de José Horta Nunes. In: ORLANDI, Eni. (org). Gestos de leitura: da história do discurso. Campinas: editora UNICAMP, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 8ª Edição, Campinas, SP: Pontes, 2009.
_____. Terra à Vista - Discurso do confronto: velho e novo mundo. 2ͣ ed. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
_____. Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5 ed. Campinas, São Paulo: pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. ORLANDI, E. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1995.
_____. Ler o arquivo hoje. IN: Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
¬¬
Published
2023-04-27
How to Cite
Martins, G. A. (2023). O MATO GROSSO FIGURED IN PAINTINGS AND SCREENS: A DISCURSIVE ANALYSIS. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (16). https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.1064
Section
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.