HUMOR E ENSINO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS NOS ANOS DE 2019 E 2020

  • Viviana Leite Pimentel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Palavras-chave: humor; ensino; gêneros humorísticos; educação básica.

Resumo

Esta pesquisa aborda a relação entre humor e ensino na educação básica. Objetivamos compreender como os gêneros humorísticos têm sido abordados em sala de aula. Isso posto, a metodologia utilizada volta-se para a realização de uma Revisão Sistemática, embasada em Pereira e Galvão (2014). Para tanto, realizamos um mapeamento das pesquisas realizadas no Brasil, nos anos de 2019 e 2020, que versam sobre a questão do humor e ensino, tomando como objeto de análise as dissertações do Programa de Mestrado Profissional. Buscamos identificar as principais contribuições dessas pesquisas e, também, as lacunas existentes. Após a extração dos dados e as análises, verificamos que os gêneros humorísticos têm sido abordados nas aulas, no entanto nem sempre os efeitos de humor são explorados. Por fim, acreditamos que esta pesquisa permite contribuir para a reflexão sobre a contribuição dos gêneros humorísticos na educação básica, bem como estimular a utilização de tais gêneros, pois eles se tratam de textos ricos, que favorecem a formação de leitores críticos.

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Publicado
2022-12-06
Como Citar
Leite Pimentel, V. (2022). HUMOR E ENSINO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS NOS ANOS DE 2019 E 2020. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (15). https://doi.org/10.35501/dissol.vi15.972