OS EFEITOS DE SENTIDO NAS TIRAS CÔMICAS:

uma desconstrução de estereótipos através do humor

  • Vanessa Nascimento dos Santos de Oliveira Universidade Estadual do Amazonas
Palavras-chave: análise do discurso francesa; coda; efeitos de sentido; estereótipos; humor

Resumo

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a língua de sinais na historicidade da surdez, trazendo essa realidade para o Brasil, com a regulamentação da língua oficial dos surdos residentes no Brasil, estabelecendo os artefatos culturais do povo surdo, que se encontram dentro da comunidade surda que de forma positiva implantam no Brasil nas últimas décadas, desmistificando conotações pejorativas que tentam diminuir os surdos usuários da língua. O CODA, acrônimo da sigla americana Children of Deaf Adults, ou seja, são os Filhos de Pais Surdos, tendo como objetivo geral no estudo analisar os efeitos de sentido nos discursos presentes nas tiras do That Deaf Guy, abordando a desconstrução de ideias preestabelecidas sobre estereótipos e preconceitos contra as pessoas surdas, filhos de surdos e a língua de sinais. O  tem como corpus as tirinhas do That Deaf Guy, de Matt e Kay Daigle e como objetivos específicos apresentar os estereótipos, observar as imagens que são criadas através da desconstrução de estereótipos e investigar o  humor presente nas tiras do That Deaf Guy. A análise dos dados coletados será baseada no referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. Dessa forma, a pesquisa buscou evidenciar o humor presente na tira cômica, e se a desconstrução acaba colaborando para o surgimento de outros estereótipos de ideias preestabelecidas, com sentidos produzidos face aos lugares ocupados pelos sujeitos em interlocução.

Referências

BRITO, Lucinda Ferreira. (org). Educação Especial - Língua Brasileira de Sinais. V. III. Série Atualidades, nº 4. Brasília: SEESP/MEC, 1998.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Medicas, 1995.
ORLANDI, Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 7. ed. Campinas: Pontes, 2007.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso. 4 ed. São Paulo: UNICAMP, 2009
POSSENTI, S. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2010.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdo: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, Ronice Muller de., KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, 224p.
SAUSSURE, Ferdinand de. (2006). Curso de lingüística geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix.
SOUZA, José Carlos F. INTÉRPRETES CODAS: Construção de identidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Tradução) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014
Publicado
2023-04-27
Como Citar
Nascimento dos Santos de Oliveira, V. (2023). OS EFEITOS DE SENTIDO NAS TIRAS CÔMICAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (16). https://doi.org/10.35501/dissol.vi16.947