NARRATIVAS MIDIÁTICAS COMO FORMA DE PENSAMENTO ÚNICO: APONTAMENTOS DO SITE MANCHETÔMETRO SOBRE OS PRINCIPAIS RELATOS DOS GRANDES MEDIA BRASILEIROS
Resumo
O presente artigo teve como objetivo discorrer sobre algumas reflexões possíveis que dizem respeito à necessidade humana de criar narrativas únicas para o “real” ao longo dos tempos e a aceleração deste processo ocasionado pela técnica e seus desdobramentos, hoje, perceptíveis no que alguns chamam de processo de midiatização da sociedade. A título de ilustração, realizamos uma descrição-analítica sintética de alguns dados sobre as referências midiáticas do país presentes no site Manchetômetro, iniciativa da UFRJ que acompanha e monitora os níveis de parcialidade dos principais media brasileiros. Confirmamos algumas suspeitas sobre o tratamento de determinados acontecimentos e, dessa maneira, opinamos em alguma medida: aquilo que tem sido referência de “real” e “verdade” e aquilo que tem ficado à margem no regime de visibilidade midiático.Abstract:This article aims to discuss some possible considerations concerning the human need to create unique narrative for the "real" over time and the acceleration of this process caused by the technique and its consequences today noticeable in what some call process media coverage of society. By way of illustration, we made a synthetic-analytical description of some data on the media references of the country, present in Manchetômetro site, UFRJ initiative that came daily and monitors the bias levels of the main Brazilian average. Confirmed some suspicions about the treatment of certain events and thus, to some extent opine: what has been reference "real" and "true" and what has stayed on the sidelines in the media visibility regime.Referências
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