ENTRE O MERCADO E A EDUCAÇÃO:

reformas, influências e a busca por uma educação popular no Brasil

  • Fernanda Maura Marciano da Silva Lopes UNIVAS
  • Priscila Patrícia Moura Oliveira UNIVAS
  • Ronaldo Júlio Baganha UNIVAS
Palavras-chave: Educação mercadológica, Educação Popular

Resumo

O artigo traz as contribuições da lógica mercadológica para a construção das reformas educacionais ocorridas no Brasil, entendida através da relação entre as propostas pedagógicas e os interesses externos fundamentados na lógica do mercado e da globalização. Apresentamos algumas influências da iniciativa privada nas políticas educacionais propostas a partir da LDB/96, propondo um diálogo entre a lógica mercadológica e os planos e metas para a educação brasileira, instituídos na forma dos PNEs e de Fundos de Desenvolvimento. Discutimos ainda, os fundamentos da educação popular para contribuir no debate da ressignificação dessa lógica, apoiada em interesses emancipadores, a fim de propor uma educação integral que supere a lógica da educação exclusiva para os interesses do mercado.

Biografia do Autor

Fernanda Maura Marciano da Silva Lopes, UNIVAS
Mestre em Educação. Estudante PPGEduCS - UNIVÁS
Ronaldo Júlio Baganha, UNIVAS
Doutor em Ciências do Movimento Humano. Professor Pesquisador PPGEduCS - UNIVÁS

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Marciano da Silva Lopes, F. M., Moura Oliveira, P. P., & Baganha, R. J. (2024). ENTRE O MERCADO E A EDUCAÇÃO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1241