PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS E BRAILLE PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS:

uma ferramenta para a inclusão na sala de aula.

  • Tatiane de Assis Figueiredo Santos Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Educação inclusiva, Ligações químicas, LIBRAS, Braile.

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento e a elaboração de materiais didáticos adaptados à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e ao Braille para o ensino de ligações químicas em sala de aula. O objetivo principal foi promover a inclusão de estudantes com deficiência auditiva e visual nas aulas de Química, bem como tornar a aprendizagem desse conteúdo mais efetiva para todos os estudantes presentes. Os materiais, compostos por dinâmicas ou jogos como quebra-cabeças, foram criados a partir de uma revisão da literatura sobre educação inclusiva e ensino de ciências. Os resultados da pesquisa mostram que os recursos adequados favoreceram a compreensão dos conceitos químicos por todos os estudantes, proporcionando uma aprendizagem mais significativa e equitativa. Portanto, os materiais didáticos adaptados representam uma ferramenta valiosa para a inclusão escolar e podem inspirar a criação de outros recursos pedagógicos acessíveis para diversas áreas do conhecimento.

Referências

ARANHA, M. S. F. A escola. In: SEESP/MEC (coord.). Educação inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2004.
BRAATHEN, P. C. Instrumentação para o Ensino de Química: É fazendo que se aprende. 1º. ed. Viçosa: CRQ/MG, 2016. 112 p.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015., 2015. Disponível em: http://www:planalto:gov:br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146:htm. Acesso em: 18 abr. 2023.
BRASIL. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal:mec:gov:br/arquivos/pdf/politicaeducespecial:pdf. Acesso em: 29/04/2023.
CANCIAN de C. B.; RAMOS de C. A. N. Estudo semiótico de imagens sobre Ligações Químicas em livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio. Educação Química en Punto de Vista, [S. l.], v. 03, n. 01, 2019. Disponível em: https: //revistas:unila:edu:br/eqpv/article/view/1621. Acesso em: 23 mai. 2023.
FERNANDES, L. S.; CAMPOS, A. F. Pesquisas em Periódicos Nacionais e Internacionais Sobre o Ensino-Aprendizagem de Ligação Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 153 – 171, 2013a. Disponível em: https://periodicos:ufmg:br/index:php/rbpec/article/view/4235. Acesso em: 23 mai.2023.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar:: o que é? por quê? Como fazer? 1º. ed. São Paulo: Moderna, 2003. 48 p. ISBN 85-16-03903-X. Disponível em:https://www:obbiotec:com:br/wp-content/uploads/2022/04/OBJ-livro-Inclusao-Escolar:pdf. Acesso em: 23. abr. 2023.
NEVES, R. Inclusão escolar de alunos com deficiência visual: uma metodologia com recursos multimodais para o ensino de química orgânica. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
OGASAWARA, W. H.; ASSAI, N. D. D. S.; DELAMUTA, B. H. Sequência didática: alimentação balanceada, nutrientes e ligações químicas! Como estão ligados? Ensino, Saúde e Ambiente, v. 14, n. 2, p. 765 – 783, 27 fev. 2022.
QUADROS, . L. de et al. As relações sociais que regulam a prática docente no ensino de Ligações Químicas. Educação Química en Punto de Vista, [S. l.], v. 1, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas:unila:edu:br/eqpv/article/view/888. Acesso em: 23 maio. 2023.
SANTOS, J. Uma revisão sistemática: ligação química no ensino médio sob a óptica da história da ciência. 2021. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional) — Universidade Estadual Paulista, 2021.
SILVA, S. P. da; CAMPOS, A. F. O Ensino de ligação química por meio de situação-problema com estudantes do Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 32 – 41, 2018. Disponível em: https://if:ufmt:br/eenci/artigos/Artigo_ID525/v13_n5_a2018:pdf. Acesso em: 09 mai. 2023
SILVA, V. M. da. A atuação do coordenador pedagógico na formação docente voltada à Educação Especial em escola profissional técnica. 2022. 123 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) — Faculdade de Ciências e Letras – UNESP. Disponível em: https://agendapos:fclar:unesp:br/agenda-pos/educacao_escolar/5802:pdf. Acesso em: 26/04/2023.
TEZANI, T. C. R. A relação entre gestão escolar e educação inclusiva: o que dizem os documentos oficiais? Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 6, p. 41 – 61, 2009. ISSN 1519-9029. Disponível em: https://www:fclar:unesp:br/Home/Departamentos/CienciasdaEducacao/RevistaEletronica/edi6_artigothaistezani:pdf. Acesso em: 29/04/2023.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação Inclusiva: Recomendações de políticas de Educação inclusiva para Governos Estaduais e Federal. [S.l.], 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao:org:br/wordpress/wp-content/uploads/2022/08/educacao-ja- 2022-educacao-inclusiva:pdf. Acesso em: 24/04/2023.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
de Assis Figueiredo Santos, T. (2024). PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS E BRAILLE PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS:. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1240