LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO:
uma visão dos modelos e estilos predominantes e seus impactos
Palavras-chave:
Dirigente escolar; gestor escolar; gestão; pedagogia humanizadora.
Resumo
O trabalho revisa criticamente modelos de liderança na educação e seu impacto no desempenho dos alunos e no desenvolvimento dos professores, abordando desafios como divergências na equipe e evasão escolar. A liderança pedagógica, também conhecida como liderança instrucional, foi amplamente estudada nas décadas de 1970 e 1980, onde foram identificados os fatores essenciais para a eficácia escolar, como a liderança do diretor, foco nas habilidades básicas, altas expectativas e monitoramento do progresso dos alunos. Esses fatores foram expandidos sendo adicionados a liderança afetiva e envolvimento dos pais. Sendo possível destacar a importância da qualidade e equidade na eficácia escolar, as quais foram analisadas por programas internacionais como PISA, TIMSS e PIRLS, onde a equidade envolve a capacidade das escolas de compensar desigualdades socioeconômicas, de gênero e étnicas. A importância de um ambiente de incentivo, boas relações interpessoais e apoio familiar no aprendizado corrobora com a liderança educacional na mobilização da comunidade escolar, proporcionando um clima positivo e avaliação contínua do progresso dos alunos. Teorias de liderança como a dos traços, comportamental, contingencial, transformacional e transacional, oferecem diferentes perspectivas sobre como influenciar e dirigir equipes educacionais, com estilos de liderança variando em abordagem e impacto no ambiente escolar, afetando desde a tomada de decisões até a motivação e desempenho das equipes.Referências
BASS, B.M. Leadership and performance beyond expectations. New York: Free Press, 1985.
BASS, B.M. From transactional to transformational leadership: learning to share the vision. Organizational Dynamics, Oxford: v. 18, n. 3, p. 19-31, 1990.
BASS, B.M. Does the transactional–transformational leadership paradigm transcend organizational and national boundaries? American Psychologist: v. 52, n. 2, p.130–139, 1997. Disponível em. Acesso em: 15 de Jul. de 2024.
BARBUTO, J.E. Motivation and transactional, charismatic, and transformational leadership: A test of antecedents. Journal of Leadership and Organizational Studies: v.11, n.4, p.1-16, 2005.
BENNIS, W.; NANUS, B. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1º ed.,1988, 208p.
BERGAMINI, C.W. Liderança: uma revisão histórica. In: ______. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994. p. 23-74.
BOERNER, S.; EISENBEISS, S.A; GRIESSER, D. Follower behavior and organizational performance: the impact of transformational leaders. Journal of Leadership and Organizational Studies: v.13, n.3, p.15-23, 2007.
BOWDITCH, J.L.; BUONO, A.F. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 2002, 344p.
BURNS, J.M. Leadership. New York: Harper and Row: 1º ed.,1978, 530p.
CARLYLE, T. On Heroes, Hero-Worship, and the Heroic in History. London: v.1, n.1, 1841, 622p.
COUTO-DE-SOUZA, C.L.; TOMEI, P.A. Impactos de uma liderança transacional em um processo de mudança transformacional. Rev. Psicol., Organ. Trab.: v. 8, n. 2, p. 98-120, 2008. Disponível em. Acesso em 14 jul. 2024.
DANSEREAU, F.; GRAEN, G.; HAGA, W.J. A vertical dyad linkage approach to leadership within formal organizations: a longitudinal investigation of the whole making process. Organizational Behavior and Human Performance, v.13, n.1, p.46-78, 1975. doi: 10.1016/0030-5073(75)90005-7.
DRUCKER, P.F. Uma era de descontinuidade: orientações para uma sociedade em mudança. Rio de Janeiro: Zahar, 3ª ed.,1976, 427p.
EDMONDS, R.R. "Effective schools for the urban poor". Educational Leadership: v. 37, n. 1, p.15-24, 1979.
FELTS, A.A. Organizational communication. Administration & Society: v. 23, n. 4, p. 495-517, 1992.
FERREIRA, H.S.; MARTINS, J.N.S.; Santos, L.F. Liderança nas Organizações: Revisão Bibliográfica em Periódicos Nacionais. Revista Ciência Dinâmica: v.12, n. 1, p-1-24, 2021. Disponível em < file:///C:/Users/msdbi/Downloads/Ferreira,+Martins+e+Santos+-+19+ed.-1.pdf>. Acesso em 10 de Jul. 2024.
FERREIRA, M.C.; SÁ, S.O. O estilo de liderança e a motivação dos docentes: um estudo de caso numa escola com contrato de associação. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias (FINOM): v.38, n.1 p.1-33, 2022. http://Doi 10.5281/zenodo.7396788.
FIEDLER, F.E. A theory of leadership effectiveness. New York: McGraw-Hill, 1967, 308p.
FORESTER, J. Teoria crítica e análise organizacional. Plural: v. 1, n. 1, p. 131-148, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra LTDA, 2010, 213p.
GARCIA, P. Contribuições para a melhoria das escolas: o caso das escolas eficazes. Contribuciones a las Ciencias Sociales: v.1, n.1, p.1-20, 2015.
GARDNER, W.L.; LOWE, K.B.; MOSS, T.W.; MAHONEY, K.T.; COGLISER, C.C. Scholarly leadership of the study of leadership: a review of The Leadership Quarterly’s second decade, 2000-2009. The Leadership Quarterly: v. 21, n. 6, p.922-958, 2010. doi: 10.1016/j.leaqua.2010.10.003.
GRAEN, G.B.; UHL-BIEN, M. Relationship-based approach to leadership: development of leader-member exchange (LMX) theory over 25 years: apllying a multi-level multi-domain perspective. The Leadership Quarterly: v. 6, n. 2, p.219-247, 1995. doi: 10.1016/1048-9843(95)90036-5.
GRINT, K. A history of leadership. In A. Bryman, D. Collinson, K. Grint, B. Jackson, & M. Uhl-Bien (Eds.), The sage handbook of leadership (pp. 3-14). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. 2011.
JAMES, W. The Impact of Corporatisation and National Competition Policy: An Exploratory Study of Organisational Change and Leadership Style. Leadership & Organization Development Journal: v. 26, n. 4, 2005.
KOTTER, J. Leadership Engine, Executive Excellence. Provo: v.17, n.4, p.4, 2000.
KUBO, A.A. Os principais atributos de liderança nas contingências atuais de negócio: Por que a liderança eficaz é cada vez mais importante nas organizações? Dissertação de Mestrado. FGV/EAESP, São Paulo, 2001.
LEZOTTE, L.W. Correlates of Effective Schools: The First and Second Generation. Effective Schools Products, Ltd., 1991.
LIU, C.; READY, D.; ROMAN, A.; VAN WART, M.; WANG, X.; MCCARTHY, A.; KIM, S. E-leadership: an empirical study of organizational leaders’ virtual communication adoption. Leadership & Organization Development Journal: v. 39, n. 7, p-826-843, 2018.
LÜCK, H. Perspectiva da gestão escolar e implicações quanto a formação de seus gestores. em aberto: v. 17, n.72, p.7-10, 2000. Disponível em. Acesso em 14 de jul. 2024.
LÜCK, H. (2008). Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.
LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. Série: Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
MANDELLI, P.; LORIGGIO, A. Exercendo liderança: O papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional. Editora Vozes Limitada, 2018.
PAZETO, A.E. Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização. Em Aberto: gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v.17, n.72, p.163-166, 2000. Disponível em:. Acesso em 15 de jul. 2024.
TEDDLIE, C.; REYNOLDS, D. The international handbook of school effectiveness research. London: Falmer Press. 2000.
REYNOLDS, D.; SAMMONS, P.; FRAINE, B.; DAMME, J.V.; TOWNSEND, T.; TEDDLIE, C; STRINGFIELD, S. A state-of-the-art review – educational effectiveness, teacher effectiveness and professional learning, and school and system improvement. School Effectiveness and School Improvement: An International Journal of Research, Policy and Practice: v. 25, n.1, p. 197-230, 2014.
SCHEERENS, J. Improving school effectiveness. Paris: UNESCO, International Institute for Educational Planning, 2000.
SKINNER, B.F. The Technology of taching. B.F.Skinner Foundation, 2003, 255p.
STOCKER, F. E-Leadership: Reflexões e Desafios da Liderança Empresarial Contemporânea. Revista Expectativa: v.17, n.2, 2018.
STRAND, S. The limits of social class in explaining ethnic gaps in educational attainment.
British Educational Research Journal: v. 37, n. 2, p. 197-229, 2011.
VIZEU, F. Uma aproximação entre liderança transformacional e Teoria da Ação Comunicativa. RAM. Revista De Administração Mackenzie: v. 12, n. 1, p.53–81, 2011. https://doi.org/10.1590/S1678-69712011000100003
WATSON, J.B. Psychology as the behaviorist views it. Psychological Review: v. 20, n. 2, p.158–177, 1913. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0074428.
YUKL, G. Leadership in organizations. Upper Saddle River, NJ: Pearson education, 6ª ed., 2006, 542p.
BASS, B.M. From transactional to transformational leadership: learning to share the vision. Organizational Dynamics, Oxford: v. 18, n. 3, p. 19-31, 1990.
BASS, B.M. Does the transactional–transformational leadership paradigm transcend organizational and national boundaries? American Psychologist: v. 52, n. 2, p.130–139, 1997. Disponível em
BARBUTO, J.E. Motivation and transactional, charismatic, and transformational leadership: A test of antecedents. Journal of Leadership and Organizational Studies: v.11, n.4, p.1-16, 2005.
BENNIS, W.; NANUS, B. Líderes: estratégias para assumir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1º ed.,1988, 208p.
BERGAMINI, C.W. Liderança: uma revisão histórica. In: ______. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994. p. 23-74.
BOERNER, S.; EISENBEISS, S.A; GRIESSER, D. Follower behavior and organizational performance: the impact of transformational leaders. Journal of Leadership and Organizational Studies: v.13, n.3, p.15-23, 2007.
BOWDITCH, J.L.; BUONO, A.F. Elementos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 2002, 344p.
BURNS, J.M. Leadership. New York: Harper and Row: 1º ed.,1978, 530p.
CARLYLE, T. On Heroes, Hero-Worship, and the Heroic in History. London: v.1, n.1, 1841, 622p.
COUTO-DE-SOUZA, C.L.; TOMEI, P.A. Impactos de uma liderança transacional em um processo de mudança transformacional. Rev. Psicol., Organ. Trab.: v. 8, n. 2, p. 98-120, 2008. Disponível em
DANSEREAU, F.; GRAEN, G.; HAGA, W.J. A vertical dyad linkage approach to leadership within formal organizations: a longitudinal investigation of the whole making process. Organizational Behavior and Human Performance, v.13, n.1, p.46-78, 1975. doi: 10.1016/0030-5073(75)90005-7.
DRUCKER, P.F. Uma era de descontinuidade: orientações para uma sociedade em mudança. Rio de Janeiro: Zahar, 3ª ed.,1976, 427p.
EDMONDS, R.R. "Effective schools for the urban poor". Educational Leadership: v. 37, n. 1, p.15-24, 1979.
FELTS, A.A. Organizational communication. Administration & Society: v. 23, n. 4, p. 495-517, 1992.
FERREIRA, H.S.; MARTINS, J.N.S.; Santos, L.F. Liderança nas Organizações: Revisão Bibliográfica em Periódicos Nacionais. Revista Ciência Dinâmica: v.12, n. 1, p-1-24, 2021. Disponível em < file:///C:/Users/msdbi/Downloads/Ferreira,+Martins+e+Santos+-+19+ed.-1.pdf>. Acesso em 10 de Jul. 2024.
FERREIRA, M.C.; SÁ, S.O. O estilo de liderança e a motivação dos docentes: um estudo de caso numa escola com contrato de associação. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias (FINOM): v.38, n.1 p.1-33, 2022. http://Doi 10.5281/zenodo.7396788.
FIEDLER, F.E. A theory of leadership effectiveness. New York: McGraw-Hill, 1967, 308p.
FORESTER, J. Teoria crítica e análise organizacional. Plural: v. 1, n. 1, p. 131-148, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra LTDA, 2010, 213p.
GARCIA, P. Contribuições para a melhoria das escolas: o caso das escolas eficazes. Contribuciones a las Ciencias Sociales: v.1, n.1, p.1-20, 2015.
GARDNER, W.L.; LOWE, K.B.; MOSS, T.W.; MAHONEY, K.T.; COGLISER, C.C. Scholarly leadership of the study of leadership: a review of The Leadership Quarterly’s second decade, 2000-2009. The Leadership Quarterly: v. 21, n. 6, p.922-958, 2010. doi: 10.1016/j.leaqua.2010.10.003.
GRAEN, G.B.; UHL-BIEN, M. Relationship-based approach to leadership: development of leader-member exchange (LMX) theory over 25 years: apllying a multi-level multi-domain perspective. The Leadership Quarterly: v. 6, n. 2, p.219-247, 1995. doi: 10.1016/1048-9843(95)90036-5.
GRINT, K. A history of leadership. In A. Bryman, D. Collinson, K. Grint, B. Jackson, & M. Uhl-Bien (Eds.), The sage handbook of leadership (pp. 3-14). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. 2011.
JAMES, W. The Impact of Corporatisation and National Competition Policy: An Exploratory Study of Organisational Change and Leadership Style. Leadership & Organization Development Journal: v. 26, n. 4, 2005.
KOTTER, J. Leadership Engine, Executive Excellence. Provo: v.17, n.4, p.4, 2000.
KUBO, A.A. Os principais atributos de liderança nas contingências atuais de negócio: Por que a liderança eficaz é cada vez mais importante nas organizações? Dissertação de Mestrado. FGV/EAESP, São Paulo, 2001.
LEZOTTE, L.W. Correlates of Effective Schools: The First and Second Generation. Effective Schools Products, Ltd., 1991.
LIU, C.; READY, D.; ROMAN, A.; VAN WART, M.; WANG, X.; MCCARTHY, A.; KIM, S. E-leadership: an empirical study of organizational leaders’ virtual communication adoption. Leadership & Organization Development Journal: v. 39, n. 7, p-826-843, 2018.
LÜCK, H. Perspectiva da gestão escolar e implicações quanto a formação de seus gestores. em aberto: v. 17, n.72, p.7-10, 2000. Disponível em
LÜCK, H. (2008). Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.
LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. Série: Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
MANDELLI, P.; LORIGGIO, A. Exercendo liderança: O papel central do líder, sua motivação, proatividade e equilíbrio emocional. Editora Vozes Limitada, 2018.
PAZETO, A.E. Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização. Em Aberto: gestão escolar e formação de gestores, Brasília, v.17, n.72, p.163-166, 2000. Disponível em:
TEDDLIE, C.; REYNOLDS, D. The international handbook of school effectiveness research. London: Falmer Press. 2000.
REYNOLDS, D.; SAMMONS, P.; FRAINE, B.; DAMME, J.V.; TOWNSEND, T.; TEDDLIE, C; STRINGFIELD, S. A state-of-the-art review – educational effectiveness, teacher effectiveness and professional learning, and school and system improvement. School Effectiveness and School Improvement: An International Journal of Research, Policy and Practice: v. 25, n.1, p. 197-230, 2014.
SCHEERENS, J. Improving school effectiveness. Paris: UNESCO, International Institute for Educational Planning, 2000.
SKINNER, B.F. The Technology of taching. B.F.Skinner Foundation, 2003, 255p.
STOCKER, F. E-Leadership: Reflexões e Desafios da Liderança Empresarial Contemporânea. Revista Expectativa: v.17, n.2, 2018.
STRAND, S. The limits of social class in explaining ethnic gaps in educational attainment.
British Educational Research Journal: v. 37, n. 2, p. 197-229, 2011.
VIZEU, F. Uma aproximação entre liderança transformacional e Teoria da Ação Comunicativa. RAM. Revista De Administração Mackenzie: v. 12, n. 1, p.53–81, 2011. https://doi.org/10.1590/S1678-69712011000100003
WATSON, J.B. Psychology as the behaviorist views it. Psychological Review: v. 20, n. 2, p.158–177, 1913. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0074428.
YUKL, G. Leadership in organizations. Upper Saddle River, NJ: Pearson education, 6ª ed., 2006, 542p.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
Tasso, S. M., Catosso Salles , A., Ramalho Bolognani Dias , J., Aparecida Rodrigues , S., Eleny da Rosa , F., & da Silva Júnior , L. V. (2024). LIDERANÇA NA EDUCAÇÃO: . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 22(22). https://doi.org/10.35501/dissol.v22i22.1237
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.