O ESTADO DO CONHECIMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS ACERCA DOS TEMAS QUÍMICA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

  • Marcos Geraldo Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Paulo Fioravante Giareta
Palavras-chave: Química; Base Nacional Comum Curricular; Políticas educacionais.

Resumo

Trata-se, neste artigo, de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base na técnica de análise documental, com o objetivo de analisar o estado do conhecimento em artigos científicos acerca dos temas Química e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma busca de artigos científicos em seis bases de pesquisa, selecionando as publicações de 2017 a outubro de 2023. Adotados os critérios de exclusão, foram selecionados 24 artigos, dos quais emergem a análise dos resultados. Ainda que alguns artigos apresentem possibilidades para o ensino de temas transversais e interdisciplinares, observa-se, na análise das publicações, que houve um enxugamento de conteúdos de química a partir da BNCC, tanto no currículo quanto nos livros didáticos, e que há descontentamento acerca do novo currículo para os pesquisadores do campo das Ciências Naturais.

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Publicado
2024-12-24
Como Citar
Geraldo Vieira, M., & Fioravante Giareta, P. (2024). O ESTADO DO CONHECIMENTO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS ACERCA DOS TEMAS QUÍMICA E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1165