Interação e escrita no ensino de língua

  • Ricardo Ferreira de Sousa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Interação. Escrita. Ensino. Linguagens.

Resumo

A obra aqui resenhada é fruto do trabalho realizado pelos professores organizadores e colaboradores do Grupo de Pesquisa “Interação e Escrita” (CNPq/UEM), sediado na Universidade Estadual de Maringá. O livro consiste em uma coletânea de nove artigos especializados, produzidos e publicados, nos últimos anos, a partir da perspectiva teórica proposta pelo Círculo de Bakhtin. Para os organizadores, o termo “escrita”, especificamente em uso nas pesquisas expostas, “não é sinônimo de produção de texto escrito”, compreende mais do que o exercício de escrever, é um conceito que envolve um conjunto efetivo de situações dialógicas e aplicações da e sobre a língua e a linguagem em contextos de ensino e aprendizagem. 

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Graduando do curso de licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), ricardof@uft.edu.br

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Consulta Pública (versão dezembro 2017). Brasília: MEC, 2017.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHENEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHENEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola.Tradução e organização Roxane Rojo e Glaís Sales cordeiro. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2004.
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Orgs.). Interação e escrita no ensino de língua. 1 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
RUIZ, E. D. Como corrigir redações na escola. 2 ed. São Paulo, Contexto, 2010.
Publicado
2020-11-12
Como Citar
Sousa, R. F. de. (2020). Interação e escrita no ensino de língua. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 169-174. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.860