O QUE É MIGRAR? SER DE UM LUGAR?
Abstract
Este artigo analisa recortes de entrevistas realizadas com migrantes nordestinos que trabalham na construção civil no estado de São Paulo. Essas falas do/no entre-lugar são estudadas pelo viés da Análise do Discurso, que toma a categoria da contradição como estruturante das relações de sentido. Dessa forma, algumas marcas linguísticas, como os advérbios de lugar, as orações condicionais e os desencontros entre o tema da pergunta e assunto da resposta, são pontos de entrada para uma compreensão discursiva desse espaço fronteiriço no qual se constitui o migrante.Résumé :Cet article analyse des entretiens réalisés avec des migrants du nord-est du Brésil qui travaillent dans la construction civile à l’état de São Paulo. Ces paroles du/dans l’entre-deux sont étudiés par le biais de l’analyse du discours, qui prends la catégorie de contraction comme structurant des rapports de sens. Ainsi, quelques traces linguistiques, tel que les adverbes de lieux, les énoncés conditionnels et les décalages entre le thème de la question e le sujet de la réponse, sont de points de départs pour une compréhension discursive de cet espace-frontière dans lequel le migrant se constitue.References
ARENDT, H. A condição humana. São Paulo: Forense/USP, 2000.
BRUGGER, W. Dicionário de filosofia. São Paulo: Edições Herder, 1969.
LAGAZZI, S. O desafio de dizer não. Campinas: Pontes, 1988.
MORA, J. Dicionário de filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1982.
ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2001a.
______ Discurso e Texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001b.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Ed. Unicamp, 1988.
RATTNER, H. Planejamento urbano e regional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.