O SAMBA NASCE DO POVO
Abstract
Tendo como filiação teórica a Análise de Discurso de linha francesa, propomos observar a regularidade da palavra “Povo” no samba em seu funcionamento discursivo. Buscamos compreender as relações existentes entre música, memória e sociedade a partir do funcionamento do discurso do samba. Para tanto, o ponto principal da análise é pensar discursivamente a temática Povo em músicas de samba do século XX, levando em conta os efeitos de sentido produzidos. Interessa-nos pensar a constituição, a formulação e a circulação de tais músicas, colocando questões sobre a representatividade do Povo a partir desse gênero musical e observando as formações imaginárias que estão em jogo nos sambas.Abstract:With the theoretical affiliation the French Discourse Analysis , we propose to observe the word of regularity " People " at samba in its discursive operation. We seek to understand the relationship between music, memory and society from samba speech operation. Therefore , the main point of analysis is discursively think people theme in the twentieth century samba music , taking into account the effects produced sense. We are interested in thinking the creation, formulation and circulation of such songs , asking questions about the representation of the people from that genre and watching imaginary formations that are at stake in the sambas.References
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