DISCURSO E HASHTAG: DIFERENTES MODOS DE PERTENCIMENTO NO INSTAGRAM
Abstract
Este artigo se propõe a analisar o funcionamento do símbolo hashtag (#), utilizado em um aplicativo de rede social, o Instagram. Propomos refletir, filiados à teoria da Análise de Discurso, sobre os modos de produção de diferentes tipos de pertencimento no Instagram, aplicativo que privilegia a imagem, passando o efeito de sentido de transparência, completude, fechamento e inequivocidade, porém, justamente pela aglutinação de postagens, deixa de ser tudo isso. Dentro desse conjunto de “conteúdos” que se estabelecem a partir da hashtag (#), há polissemia, contradição e antagonismo. A produção de sentidos e a subjetivação do sujeito também serão abordadas durante esse percurso de investigação. Foi possível compreender que, apesar da função aglutinadora[1] do símbolo#, as mensagens agrupadas podem produzir diferentes efeitos, até mesmo antagônicos. [1] CAROZZA, Guilherme em aula Linguagem, Tecnologia e Novas Mídias ministrada no dia 29/11/2018 no curso de Doutorado em Ciências da Linguagem na Universidade do Vale do Sapucaí- Univás/ MGReferences
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