O CORPO DA MULHER BRASILEIRA COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO MÍTICA
Abstract
Esta pesquisa trata da construção mítica do corpo da mulher brasileira como “artefato nacional” voltado ao turismo sexual, a fim de evidenciar como essa concepção se instaurou e está materializada em textos que circulam no Brasil. Para tanto, pautamo-nos em estudos sobre o discurso, pelos postulados da Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, e no conceito de mito, proposto por Barthes. Nesse estudo, analisamos uma imagem de camisetas de uma marca de repercussão mundial, um anúncio publicitário de uma empresa brasileira de hospedagem e dois textos de uma organização defensora do humano. Nossa análise segue uma abordagem qualitativo-interpretativista. Constatamos que a construção mítica, negativa e abusiva, do corpo da mulher brasileira é um fator sócio-histórico, que vem desde o início da constituição da identidade nacional e que se configura como uma questão necessária de ser refletida, debatida e confrontada em função das implicações sociais causadas pela repercussão desses diversos textos.References
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