O DUOLINGO COMO FERRAMENTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

  • Rafaela Souza Alves Universidade de Taubaté

Abstract

O presente trabalho tem o propósito de analisar o aplicativo Duolingo e identificar suas principais características, bem como relacioná-lo com concepções educacionais e perspectivas pedagógicas. Na sociedade da informação, se faz necessário a inserção dos recursos tecnológicos na educação. Porém, essa aplicação nem sempre é feita de maneira crítica, baseada teoricamente, o que acaba tornando o uso do recurso ou aplicativo não tão eficaz. O Duolingo é um website que tem por objetivo ensinar línguas estrangeiras e traduzir páginas da Internet. Além de analisar o aplicativo e relacioná-lo com tendências pedagógicas, relatou-se sobre um caso de aplicação do aplicativo bem como sugestões futuras para o seu uso em sala de aula, especificamente em língua inglesa. Por mais que o aplicativo tenha se mostrado estar embasado em métodos tradicionais, e não propiciar a reflexão crítica de conteúdos, ele pode ser utilizado pelo professor como forma de apropriação de vocabulário, treino de pronúncia. A mediação realizada pelo professor faz muita diferença ao utilizar os recursos oferecidos pela Internet.Abstract:The present work has the purpose of analyzing the Duolingo application and identify its key features, as well as relate it with educational concepts and pedagogical perspectives. In the information society, it is necessary the integration of technology in education. However, this application is not always critical and, based in theory, which ends up making the use of the feature or application not as effective. The Duolingo is a website that aims to teach a language and translate Web pages. In addition to analyzing the application and connect it with the theories, it has been reported on a case of application of Duolingo as well as future suggestions for its use in the classroom, specifically in the English language. As much as the application showed be based on traditional methods, and does not provide the critical transformation of content, it can be used by the teacher as a form of appropriation of vocabulary and pronunciation practice. The mediation carried out by professor makes a big difference when using the resources offered by the Internet.

Author Biography

Rafaela Souza Alves, Universidade de Taubaté
Graduada em Letras (licenciatura em português e inglês e suas respectivas literaturas) pela FEPI (2014), possui especialização em metodologia do ensino da língua inglesa (2015) e está cursando metrado em Linguística Aplicada na Unitau. Atua como professora de inglês em escola pública e escola de idiomas em Delfim Moreira.

References

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Published
2016-12-19
How to Cite
Alves, R. S. (2016). O DUOLINGO COMO FERRAMENTA PARA AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (4). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i4.135