A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA? ETHÉ DISCURSIVOS DE PRESIDENTES NO DIA DA POSSE EM MANCHETES DE JORNAIS

  • Felipe de Souza Costa Universidade de São Paulo
Palavras-chave: análise do discurso; ethos discursivo; discurso jornalístico; discurso político; manchete.

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir a construção de imagens dos presidentes do Brasil em manchetes dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, no período de 1995 a 2015, em dias de posses de seus respectivos mandatos. Trata-se de uma análise discursiva de orientação francesa e baseada, principalmente, nos estudos divulgados por Maingueneau (1997, 2008, 2010, 2011 e 2013). Foram selecionadas primeiras páginas do início de janeiro, a saber: dos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Para tanto, dirigimo-nos aos acervos dos respectivos jornais e, norteados pela questão-problema: “Que imagens discursivas são criadas dos presidentes em seus dias de posse, partindo dos elementos linguísticos das manchetes?” Assim, consideramos que as manchetes do período selecionado não representam apenas dados da realidade, mas interpretações dela, valorados na construção dos enunciados, para os quais, no momento de interação, são construídas imagens negativas ou positivas dos presidentes noticiados, em graus menores ou maiores de evidência explícita.

Biografia do Autor

Felipe de Souza Costa, Universidade de São Paulo
Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Licenciado em Letras (UMC) e em Pedagogia (UNINOVE). Especialista em Estudos da Linguagem (UMC) e em Ética, Valores e Cidadania na Escola (USP). Professor de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Atualmente, trabalha com formação de professores de Língua Portuguesa, currículo e produção de materiais didáticos na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência com ensino de línguas materna e estrangeiras (inglês e italiano), formação de professores e tutoria em EaD. Seus principais interesses são: análise do discurso, ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), currículo de Língua Portuguesa, produção e recepção de materiais didáticos, discurso jornalístico e ethos discursivo.

Referências

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Publicado
2020-11-12
Como Citar
de Souza Costa, F. (2020). A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA? ETHÉ DISCURSIVOS DE PRESIDENTES NO DIA DA POSSE EM MANCHETES DE JORNAIS . Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (11), 54-68. https://doi.org/10.35501/dissol.vi11.806