REPRESENTAÇÃO DO NEGRO: A LEI 10639/03 NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL NA CIDADE DE POUSO ALEGRE-MG.

  • Bruna Fatima Brito Universidade do Vale do Sapucaí
  • Andrea Domingues Universidade do Vale do Sapucaí
Palavras-chave: Ensino, Cultura Africana e afro-brasileira. teaching, African culture, african -Brazilian culture, identity.

Resumo

Este artigo teve como objetivo a realização de uma análise sobre denominado escravo e/ou afro-brasileiro — é representado nos livros didáticos, do 6º ano ao 9º ano, destinados ao ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Pouso Alegre e discutir a implementação da lei n.º 10639/03, que se refere à obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira no sistema escolar. Metodologicamente exploramos as memórias diversas contidas no livro didático e nos discursos através das imagens, cabendo ainda reforçar que a utilização de livros didáticos atuais como fonte de análise. Em uma análise preliminar das memórias contidas nos livros didáticos adotados no ensino fundamental na rede pública estadual como fonte desta pesquisa, foi possível perceber que os conteúdos referentes à cultura africana e afro-brasileira ainda trazem as representações calcadas pela ideia de folclore — um indicativo do controle tendencioso da identidade nacional, pois as imagens representadas no cotidiano são facilmente apreendidas e absorvidas sem questionamento.Abstract: This study aimed to carry out an analysis of how the so-called slave and / or african-Brazilian - is represented in textbooks, 6th grade to 9th grade, for the elementary school of public schools in the city of Pouso Alegre and discuss the implementation of law No. 10639/03, which refers to the obligation of the African culture teaching and african-Brazilian in the school system. Methodologically, explore the various memories contained in textbooks and speeches through the images, leaving further enhance the use of existing textbooks as a source of analysis. In a preliminary analysis of the memories contained in textbooks adopted in primary education in public schools as a source of this research, it was observed that the contents related to African culture and african-Brazilian still bring the representations tamped by folklore idea - an indication of biased control of national identity because the pictures represented in everyday life are easily grasped and absorbed without question. 

Biografia do Autor

Bruna Fatima Brito, Universidade do Vale do Sapucaí
Possui Graduação em Turismo (2008), especialização em História, Sociedade e Cultura (2011), graduação em História (2014), mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí. Durante a graduação de História, foi bolsista Fapemig. Atuou como monitora do Acervo de Memória Institucional da Escola Técnica Eletrônica (ETE)- Santa Rita do Sapucaí-MG (2012), Participou do Projeto Rondon (2014). Atua na área de Ensino, memória e Cultura Afro-brasileira. Membro do grupo de pesquisa DISENSO.
Andrea Domingues, Universidade do Vale do Sapucaí
Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), mestrado (2002) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (mestrado e doutorado) e professora titular do Curso de História, na Universidade do Vale do Sapucaí - Univás.

Referências

CHARTIER, Roger. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: _____. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

DEBRET, Jean – Baptiste (1768-1848) p. 134. Disponível em Coleção Saber e Fazer História. Livro Didático do 7 º ano.

DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e poder. São Paulo: Editora Brasiliense.

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. O herói nacional para crianças: Produção e circulação de imagens de Tiradentes na Escola Primária Brasileira. ANPED, 2012.

GOMES, Nilma Lino.A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1995.

Hall, Stuart. A identidade cultural na pós – modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro-11. Ed.- Rio de janeiro: DP&A, 2006.

_________________ Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O Negro no Brasil de Hoje.. São Paulo: Global, 2006.

Nilma Bentes, Negritando, Belém, Graffite, 1993.

PINTO, B.C.M ; DOMINGUES, A. S. . Educação e memória: práticas educacionais em povoações remanescentes de quilombolas e indígenas na Amazônia Paraense, Brasil.. In: José Augusto Palhares; Almerindo Janela Afonso. (Org.). O não-formal e o informal em educação: Centralidades e periferias. Atas do I colóquio internacional de ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação. 1ed. Braga: Centro de Investigação em Educação / Universidade do Minho, 2013, v. 03.

RUGENDAS, (1802-1858) p. 135. Disponível em Coleção Saber e Fazer História. Livro Didático do 7 º ano.

SANTANNA, Wania. Dossiê assimetrias raciais no Brasil: alerta para elaboração de políticas. Brasilia, 2001.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma analise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Como Citar
Brito, B. F., & Domingues, A. (1). REPRESENTAÇÃO DO NEGRO: A LEI 10639/03 NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL NA CIDADE DE POUSO ALEGRE-MG. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, (3). https://doi.org/10.35501/dissol.v0i3.56