O que não-fazer para ser vitorioso: os diferentes estatutos da derrota no jogo The Witcher 3
Resumo
Com base na semiótica de matriz greimasiana e seus desdobramentos, averiguamos a funcionalidade da enunciação da morte em videogames. Elegemos um jogo desenvolvido para o console Xbox da Microsoft e capturamos o momento em que a personagem controlada morre, resultando na derrota do jogador. Os sentidos desse acontecimento têm diferentes valores, a depender do nível de pertinência analisado, na acepção de Jacques Fontanille. Na história narrada, a morte figurativiza a finalização da vida, referencial ao mundo natural, mas, na narração, ela é apenas um descontrole da ação do jogador-narratário. Já na enunciação, questões incitativas e éticas vêm à tona, atualizadas na cena predicativa da falha, culminando na impossibilidade da assunção da forma de vida engendrada no percurso dos níveis.Referências
CALLIARI, M.; MOTTA, A. Código Y: decifrando a geração que está mudando o país. São Paulo: Editora Évora, 2012.
FONTANILLE, J. Pratiques sémiotiques. Paris: Presses Universitaires de France, 2008a.
_____. Práticas semióticas: imanência e pertinência, eficiência e otimização. In: DINIZ, M. L. V. P.; PORTELA, J. C. (orgs.) Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: UNESP/FAAC, 2008b, p.15-74.
_____. Semiótica do discurso. Tradução Jean Cristtus Portela. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2013.
PORTELA, J. C. Semiótica midiática e níveis de pertinência. In: DINIZ, M. L. V. P.; PORTELA, J. C. (orgs.) Semiótica e mídia: textos, práticas, estratégias. Bauru: UNESP/FAAC, 2008, p.95-114.
SANTAELLA, L.; FEITOZA, M. (orgs.) Mapa do jogo. A diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage learning, 2009.
SUZUKI, F. T. I. et al. O uso de videogames, jogos de computador e internet por uma amostra de universitários da Universidade de São Paulo. Jornal brasileiro de psiquiatria, v. 58, n. 3, Rio de Janeiro, 2009, p. 162-168. Disponível em: http://ref.scielo.org/dsyv9x. Acesso em 02/08/2017.
THE WITCHER 3: wild hunt. Desenvolvimento de CD Projekt RED. Publicação de CD Projekt. Plataforma: Microsoft Windows; Playstation 4; Xbox One. [1 Disco Xbox One], 2015.
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.