O IMPACTO DOS APLICATIVOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIGITAL NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Aplicativos; Ensino-aprendizagem; Letramento digital; Educação; Tecnologia na educação.
Resumo
O avanço tecnológico transforma a educação, possibilitando a adoção de aplicativos de ensino-aprendizagem digital como ferramentas pedagógicas. Nesse contexto, o letramento digital mostra-se fundamental para o desenvolvimento de habilidades necessárias na contemporaneidade. Assim, neste estudo, investigou-se o impacto do uso da tecnologia no ensino aprendizagem digital da Escola Municipal Ginásio Olimpíadas Rio 2016 a partir de um questionário aplicado aos docentes da instituição. Os resultados indicaram que a maioria dos professores já conhece o sistema remoto de ensino do Laboratório Ampliado de Convivência Escolar (LACE) e acessa o aplicativo apenas quando as aulas presenciais são interrompidas, ainda que considerem o LACE uma ferramenta eficaz de ensino. Buscou-se por meio de ações distintas contribuir para a compreensão do impacto desses aplicativos na prática pedagógica, fornecendo subsídios para aprimorar o uso dessas tecnologias na educação.Referências
BRAGA, Denise Bértoli. Tecnologia e participação social no processo de produção e consumo de bens culturais: novas possibilidades trazidas pelas práticas letradas digitais mediadas pela internet. Trab. linguist. apl. 49 (2), 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/7SNVZZVZSqKDyK7D6LpPQtH/ (acesso em junho de 2023)
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CESARINI, P. Computers, technology and literacies. Journal of Literacy and Technology, v.4, 2004. Disponível em: (acesso em junho de 2023).
INSTEFJORD, Ellen. J.; MUNTHE, Elaine. Educating digitally competent teachers: A study of integration of professional digital competence in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 67, October 2017, Pages 37-45. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16302888. (acesso em junho de 2023).
KAY, Robin H. Evaluating strategies used to incorporate technology into preservice education: A review of the literature. Journal of Research on Technology in Education, v. 38, 2006.
ROSALEN, Marilena A. Souza, & Mazzilli, Sueli. Formação inicial de professores para usar a informática nas escolas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie estudos/article/view/261. (acesso em junho de 2023)
VICENTE, Renata Barbosa; ARAÚJO, Matheus Yuri Bezerra da Silva. Aplicativo digital: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 169–184, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.169-184. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16768. (acesso em junho de 2023).
XAVIER, Antônio Carlos. Identidade docente na era do letramento digital: aspectos técnicos, éticos e estéticos. In: HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2º, Anais... 2008, Recife. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Antonio-Carlos-Xavier.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CESARINI, P. Computers, technology and literacies. Journal of Literacy and Technology, v.4, 2004. Disponível em:
INSTEFJORD, Ellen. J.; MUNTHE, Elaine. Educating digitally competent teachers: A study of integration of professional digital competence in teacher education. Teaching and Teacher Education, v. 67, October 2017, Pages 37-45. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X16302888. (acesso em junho de 2023).
KAY, Robin H. Evaluating strategies used to incorporate technology into preservice education: A review of the literature. Journal of Research on Technology in Education, v. 38, 2006.
ROSALEN, Marilena A. Souza, & Mazzilli, Sueli. Formação inicial de professores para usar a informática nas escolas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie estudos/article/view/261. (acesso em junho de 2023)
VICENTE, Renata Barbosa; ARAÚJO, Matheus Yuri Bezerra da Silva. Aplicativo digital: uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 2, p. 169–184, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.10.2.169-184. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16768. (acesso em junho de 2023).
XAVIER, Antônio Carlos. Identidade docente na era do letramento digital: aspectos técnicos, éticos e estéticos. In: HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2º, Anais... 2008, Recife. Disponível em: http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Antonio-Carlos-Xavier.pdf.
Publicado
2024-12-24
Como Citar
Lopes Gonçalves Mallmann, A. C., & Ferraz Serejo , L. (2024). O IMPACTO DOS APLICATIVOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIGITAL NA EDUCAÇÃO. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade E Linguagem, 21(21). https://doi.org/10.35501/dissol.v21i21.1256
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista DisSoL mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Ao submeterem textos para avaliação e possível publicação nesta revista os autores comprometem-se a respeitar os preceitos éticos de produção e publicação de pesquisas científicas.